Categorias:
25 novembro, 2010
Yin e Yang
Os princípios da tradicional medicina chinesa são fundamentados no conceito de Yin e Yang.
Esta filosofia se caracteriza pela sua simplicidade. O Yin vem dos rios e o Yang, das montanhas, que simbolizam o equilíbrio, a harmonia e a igualdade.
Segundo os budistas que praticam Tchenrezi (atividade espiritual), possuímos seis riquezas. São elas:
- Generosidade
- Ética
- Paciência (tolerância e compreensão)
- Energia
- Concentração
- Sabedoria
E quatro pensamentos:
- Compaixão
- Amor
- Alegria
- Equanimidade
No caso do Yin/Yang, as pessoas estão em constante troca. Um cede espaço ao outro. O Yin/Yang representa a dualidade, são opostos absolutos, assim como o dia e a noite. Não há passividade nesta regra, e sim uma tensão dinâmica, onde um quer dominar o outro.
Vivemos em constante duelo, em meio do qual a sabedoria do equilíbrio aparece. Isso nos ajuda a perceber exatamente o momento em que devemos dar lugar à manifestação do outro.
Essa dualidade é que torna a visão de mundo oriental tão estimulante. Estamos sempre experimentando essa força em nossos relacionamentos.
Pensando por meio desse conceito tão milenar, está na hora de pararmos para refletir se nossas ações já não estão obsoletas. A sabedoria do Yin/Yang é algo tão antigo e tão atual, que nos mostra a necessidade de reflexão sobre o modo como estamos nos relacionando com os outros, conosco e com o meio ambiente.
Notícias relacionadas