Você sabia que sua alimentação pode influenciar no seu sono?





Primeiro passo é começar a criar um hábito de horário para as suas refeições. Nosso organismo precisa de rotina.

Os nutrientes importantes para o sono são ricos em: triptofano (nozes, queijo branco, salmão), vitamina C (pimentão, frutas cítricas, aspargo), magnésio (alho, nozes, ameixa seca, arroz integral), vitamina B6 (cenoura, atum, banana, ervilha, melancia).

Um alimento que é saboroso e pode influenciar no sono é o chocolate. Sim, o chocolate! Mas precisa ser um chocolate amargo, pois é no cacau que encontramos uma boa quantidade de um aminoácido chamado triptofano, e ele é responsável pela sonolência e bem-estar. Então comer um pedacinho de chocolate 70% cacau a noite, é uma boa opção! E por que não pode ser chocolate ao leite? Pois tem grande quantidade de açúcar, e quando ingerimos muito açúcar acabamos produzindo mais insulina para baixar esse açúcar, e assim o nosso corpo produz um neurotransmissor chamado adrenalina que nos faz ficar mais acordados e ativos. Então nada de alimentos açucarados no horário da noite.

Existem alguns casos em que algumas pessoas seguem dietas extremamente restritivas e isso pode acabar acarretando alguma deficiência de algum nutriente, fazendo com que afete na qualidade do seu sono e na duração desse sono. Por isso sempre dizemos: coma comida de verdade!

O ideal é que o nosso jantar seja uma refeição saudável, mas sem excesso de produtos artificiais, nem excesso de açúcar e de gordura. Uma boa opção é usarmos o Congelados da Sônia. Muitas vezes a noite temos preguiça de preparar um prato de comida equilibrado, então é só esquentar e se deliciar.

Opções de pratos para serem escolhidos para comer no horário da noite são os peixes, lentilha, soja, pois também possuem nutrientes que ajudam na produção do aminoácido triptofano.

Também precisa evitar no horário da noite: bebidas ricas em cafeína, gengibre, açaí, bebidas energéticas.

Existem alguns suplementos fitoterápicos que podem ser usados no tratamento nutricional para ajudar a melhorar a qualidade do sono, porém sempre iniciamos com a alimentação, e se necessário depois incluímos a suplementação.

Mas e se eu jantei e ainda fiquei com fome até o horário de dormir? O que posso ingerir para ajudar no sono e “matar” minha fome? Tome um iogurte ou coma uma banana, e também pode adicionar umas 2 nozes. A alimentação não precisa ser algo fora do padrão, só precisa ser completa e saudável!

Nutricionista Liliam Teixeira Francisco – CRN 2001100044-3
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM)
Membro da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade)
Especialista em Nutrição Materno-Infantil
www.liliamfrancisconutri.com.br


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