TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Alimentação

Você sabe realmente como ter uma alimentação saudável duradoura?

O que mais me deixa feliz é reencontrar pacientes que não vejo há muito tempo e estão se mantendo super saudáveis. Vejo profissionais com medo de ensinar aos pacientes os motivos do porque se alimentar de tal forma, o que acaba criando uma dependência.

Aprendi com meu primeiro supervisor na faculdade de psicologia que não é saudável estimular o paciente a ser dependente da terapia, muito pelo contrário, o objetivo é mostrar que ele pode caminhar sozinho, não pude deixar de levar isso para a nutrição, e como é gratificante.

Agora se tem algo que me deixa triste é ver pessoas abandonando o sonho de ser saudável e terem mais qualidade de vida. Sabe porque isso acontece? Porque uma busca feita com atalhos ou fórmulas mágicas não pode ser duradoura.

Ter uma alimentação saudável vai além de seguir regras alimentares sobre o que comer ou deixar de comer, é preciso mudança de mentalidade para viver um novo estilo de vida, porque comer de forma saudável deve ser regular e não somente por algumas semanas ou meses.

O primeiro passo para ter/manter uma alimentação saudável é ter convicção e planejamento.

Estou cansada de ouvir: “Ah, mas eu não tenho tempo."

Tudo é questão de prioridade. É possível fazer mudanças e criar novas rotinas, mesmo que aos poucos. É possível se organizar para cuidar de si mesmo. Se você não tem tempo para se alimentar bem, nem para se exercitar, com certeza terá que arrumar tempo para ficar de cama.

DEFINA SEU OBJETIVO

Uma coisa é ter um sonho, um desejo de conseguir algo, outra coisa é fazer algo para consegui-lo. A distância entre um desejo e uma intenção realizada é o espaço de tempo entre conseguir e não fazer nada. Se você tem a intenção de mudar a sua alimentação é importante que você defina concretamente o que você quer para poder agir na direção correta.

DICAS:

✔️ Anote seus objetivos e metas em um caderno. Escrever   seus objetivos aumenta 50% a chance de você realizá-los.

✔️Foque no que você quer conseguir, e não no que você quer evitar! Dedique tempo variando receitas com o que você pode comer por exemplo e não se martirize com aquilo que ainda não é adequado.

✔️Defina um objetivo realista. Se você quer emagrecer, algo realista seria reduzir cerca de dois a quatro quilos por mês, mas isso dependerá do seu peso atual e de outros fatores.

✔️Mude por você mesmo e não pelos outros. Pesquisadores afirmam que quando a motivação não vem de dentro de você, dificilmente você conseguirá manter o comportamento por muito tempo.

✔️ tenha objetivos específicos e separe em metas menores. Comemore cada conquista

✔️Encontre sua verdadeira motivação! Se você valoriza sua saúde e a das pessoas que ama, existe um sentimento de ser saudável como parte da sua essência e como fator de proteção de seus familiares. Isso é uma grande motivação para sua mudança de comportamento.

✔️saiba os benefícios de ter uma alimentação saudável e identifique bons e maus hábitos na sua alimentação. Seus hábitos estão intimamente relacionados com seus pontos fortes e fracos. Ao refletir sobre seus pontos fracos, você conseguirá prever situações que podem ocorrer e criar estratégias para enfrentá-las.

Marissol Rios,
Nutricionista, psicóloga e atleta profissional

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Esclarecimento sobre o uso de glutamato monossódico em nossas refeições

 Receber o feedback de quem compra um produto, ou utiliza um serviço, é muito importante para o crescimento e consolidaç&ati

Leia mais

Prato equilibrado: o que é, quais nutrientes não podem faltar e como montar o seu

Aceitei o desafio de escrever esta matéria especial para o blog da Congelados da Sônia, falando sobre como montar um prato equilibrado.

Leia mais

Conheça o queijo de cabra!

Alimento antigo, usado e consumido desde a época dos Faraós, o leite de cabra tem características nutricionais muito peculiares.

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00