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Você sabe quais são os melhores alimentos para congelar?

Congelar alimentos pode ser uma ótima estratégia para quem está em busca de uma alimentação saudável, afinal, ter fácil acesso aos alimentos facilita bastante o dia a dia, além de diminuir o desperdício.

Você sabia que não só os alimentos cozidos e prontos para o consumo podem ser congelados, mas também os alimentos in natura podem ser conservados de maneira individualizada no freezer?

Qual a técnica mais utilizada para congelar alimentos?

O branqueamento é a técnica mais utilizada para o congelamento de vegetais e hortaliças. Esta técnica consiste nas seguintes etapas:

  • Lave bem os alimentos e corte em pedaços;
  • Coloque em uma panela com água fervente e aguarde até que a água ferva novamente com os vegetais dentro;
  • Espere 2 minutos e retire os alimentos colocando-os de imediato em um recipiente com água gelada e gelo, depois aguarde por mais 2 minutos;
  • Escorra a água e porcione os vegetais para levar ao freezer;
  • Identifique, com auxílio de etiquetas, a data de congelamento e o tipo de alimento.

O objetivo do branqueamento é reduzir o número de microrganismos presentes nos alimentos para que sua durabilidade aumente, além de inativar a ação de enzimas, prevenindo assim, o escurecimento enzimático dos vegetais.

Experimente congelar vegetais após utilizar esta técnica.

Quais os melhores alimentos para congelar?

Entre as verduras, legumes e hortaliças, as melhores opções para serem congeladas são: brócolis, cenoura, milho, espinafre, salsinha, cebolinha, mandioca, beterraba e pimentão.

O tomate pode ser congelado na forma de molho que ficará uma delícia. Você também pode congelar os vegetais na forma de sopas para serem descongeladas e consumidas de maneira super prática.

As proteínas animais são ótimos alimentos para serem congelados! Tê-las no freezer ajuda no planejamento do cardápio semanal, pois são versáteis para inúmeras preparações.

Minha sugestão: congele pequenas porções para preparar no dia, em corte de bife ou cubinhos, hambúrgueres e almôndegas, frango desfiado e carne moída. Esses alimentos também podem ser congelados após o preparo, para facilitar ainda mais a sua rotina.

Frutas como banana, abacate, manga, acerola e morango são excelentes opções para serem congeladas. Elas podem ser congeladas picadinhas em forma de polpa e servem para a preparação de sucos, vitaminas, e até sorvetes.

Já as leguminosas como feijão, lentilha e grão-de-bico, podem ser congelados já cozidas em quantidades maiores, para serem descongeladas durante a semana.

Aproveite estas dicas para facilitar sua rotina e garantir uma alimentação mais diversificada e saudável. Bom apetite!

Maria Clara Pinheiro | @nutrimariaclarapinheiro
Nutricionista e Doutora em Ciências
CRN 08.101.57-9
Tel: 21 99431-5007

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