
Categorias:
5 julho, 2013
Você sabe o que é Tricotilomania?
A Tricotilomania é um distúrbio caracterizado por arrancar cabelos sem fins estéticos. Os mais frequentes são os cabelos, mas podem ser cílios, sobrancelhas, e até a barba. Segundo a tricologista e terapeuta capilar Sheila Bellotti é comum que pessoas com Tricotilomania comam, brinquem com os cabelos que arrancam, passem nos lábios, mordam a raiz, etc.Isto não faz sentido, elas sabem disso, mas todos os rituais da Tricotilomania não fazem sentido mesmo.
O problema pode ser transitório, episódico ou contínuo e sua ntensidade pode variar. Ou seja, a pessoa pode passar semanas ou meses sem apresentar este comportamento e, de repente, recomeçar de modo inexplicável. "Como qualquer outro comportamento, existe diversos graus de gravidade. Por exemplo, desde pequenas falhas nos cabelos ou áreas de Alopécia até mesmo calvície total. Na maioria das vezes este comportamento começa na infância ou adolescência" explica a especialista.
Além disso, aqueles que apresentam a doença costumam se sentir envergonhados pelo seu comportamento e sua aparência. Elas podem esconder o problema de sua família e amigos, ou até mesmo negar inteiramente o comportamento. Em geral, o lado mais constrangedor dos que sofrem com o distúrbio é a ingestão de partes do cabelo, como as raízes, ou do cabelo inteiro. A ingestão de cabelos pode levar ao desenvolvimento de "bolos" de cabelos no estômago ou intestinos, o que é raro, mas perigoso.
Infelizmente, a causa da doença é desconhecida. Estudos demonstram que provavelmente existe uma combinação de fatores genéticos que provocam uma disfunção de neurotransmissores associada a problemas emocionais que desencadeiam os sintomas. Por isso, culpar uma pessoa por arrancar cabelo é o mesmo que acusar um asmático por não conseguir respirar. Críticas, exaltações e acusações não vão diminuir o problema e podem aumentar a vergonha, a depressão, a ansiedade e a baixa autoestima que frequentemente acompanham os que tem Tricotilomania. Para quem não consegue parar sozinho o recomendado é procurar ajuda médica especializada.
SERVIÇO:
Centro Capilar Sheila Bellotti
Tel.: (21) 3150-2711 / 3150-2842
www.sheilabellotti.com.br

Notícias relacionadas