Categorias:
31 maio, 2011
Você sabe como anda o colesterol do seu filho?
Quando se fala em colesterol alto logo vem a cabeça a imagem de uma pessoa adulta e com excesso de peso. Mas sabia que o colesterol alto está afetando cada vez mais as crianças?
E o mais preocupante é que crianças e adultos magros também podem apresentar uma taxa alta de colesterol ruim no sangue. Por não apresentar sintomas, o colesterol é uma doença que ataca silenciosamente, e por isso que a prevenção e o diagnóstico precoce ajudam a evitar danos maiores.
Existem dois tipos de colesterol, o HDL, o bom, e o LDL, o ruim e que pode provocar sérios problemas de saúde. O excesso desta gordura ruim no sangue pode entupir as artérias, podendo provocar infarto e derrame.
E a pergunta que não quer calar: tem cura? Não, o colesterol ruim não tem cura. Mas quando diagnosticado, a pessoa pode e deve controlar os níveis através da alimentação, e se necessário, com o uso de medicamentos.
Por isso, despertar hábitos nutritivos nos pequenos é fundamental. Pensando nisso, a nutricionista Gabriela Marcelino, da Congelados da Sônia, preparou dicas e uma dieta de 1400 calorias diárias e com um cardápio que tem de tudo, que vão ajudar na reeducação alimentar da criançada.
Dicas:
- Alimente-se com saúde e inteligência: escolha alimentos variados nutritivos e pouco calóricos: carnes magras, queijos brancos, vegetais, leite desnatado, frutas e pães.
- Quanto mais colorido estiver seu prato, mais bonito e mais saudável ele é.
- Fique no computador somente o tempo necessário e evite refrigerantes, biscoitos e snackes.
- Pratique esportes, ande de bicicleta, vale até passeio com o cachorro.
Notícias relacionadas