Uva e derivados….

Uva e derivados

São inúmeras as evidências associando o consumo de vinho tinto a benefícios para nossa saúde, mas quando existem restrições ao consumo de bebidas alcoólicas, o consumo de suco de uva integral é recomendado como substituto com valor nutricional equivalente. As sementes e a casca de uva contêm flavonóides, ácidos fenólicos e resveratrol, que mostraram ter atividades funcionais, e alguns estudos verificaram semelhanças entre a atividade antioxidante do suco e do vinho tinto. Estes compostos podem contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares, retardar o envelhecimento, reduzir o risco de formação de trombose, entre outros benefícios.

Atualmente tem universidades pesquisando os benefícios do suco de uva integral na proteção contra os danos provocados por uma dieta ricaem gordura. Jáexistem evidências de que os componentes da fruta reduzem os riscos das doenças relacionadas ao excesso de peso.

Mas, como todo benefício conseguido através dos alimentos a regra de ouro é a freqüência no consumo. Outra dica é intercalar o consumo da fruta inteira ao invés do suco, pois os benefícios são diferenciados.

Aproveite a diversidade brasileira para usar e abusar das frutas.

Fontes: PUC RS Informação e rg nutri

 

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta