Um dia especial para os Nordestinos
Categorias:

8 outubro, 2013

Um dia especial para os Nordestinos

Hoje, dia 8 de outubro, é Dia do Nordestino. A homenagem foi criada em São Paulo por abrigar o maior número de nordestinos de todo o Brasil fora do Nordeste. A cultura Nordestina é uma das mais ricas do Brasil, fazendo parte da essência do povo brasileiro através das festas, costumes, danças, crendices e também da culinária. A herança indígena, a colonização portuguesa e a cultura africana refletiram diretamente na gastronomia local. Todos esses sabores e temperos foram misturados, criando receitas novas, únicas, apimentadas e com muitas nuances.

As condições econômicas e produtivas das suas quatro sub-regiões: meio-norte, sertão, agreste e zona da mata, no litoral, influenciaram diretamente em seus pratos. Frutos do mar e peixes são mais frequentes no litoral, como por exemplo, o bobó, a moqueca e a torta de camarão. Já no sertão, predominam a carne de boi e cabra, como a carne seca, a buchada de bode e o baião-de-dois. Mas não são pratos exclusivos dessas regiões, na Bahia também é muito característico o bobó, mas a receita é feita com azeite de dendê, enquanto em Sergipe é feito com leite de coco artesanal.

A Congelados da Sônia se inspirou na culinária Nordestina para desenvolver pratos deliciosos como o Vatapá Light, a Moqueca sem glúten e o Bobó de Camarão. Experimente!