Categorias:
11 agosto, 2015
Tirar uma soneca é mais benéfico do que você pensa
Comum em diversos países, a boa e velha sesta - a famosa “soneca” - pode ser uma boa estratégia para neutralizar o comportamento impulsivo e aumentar a tolerância à frustração.
Você anda agitado, preocupado a ponto de não conseguir dormir uma noite inteira? Pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA) examinaram como um breve cochilo afeta o controle emocional dos adultos. Os 40 participantes mantiveram um horário de sono consistente por três noites, antes do teste.
Eles fizeram tarefas em computador e responderam a perguntas sobre sonolência, humor e impulsividade e, depois, passaram por um período de descanso de 60 minutos ou de não-soneca, assistindo a um vídeo sobre natureza.
Os que cochilaram, gastaram mais tempo tentando resolver uma tarefa do que os que não descansaram. Estes demonstraram menos disposição a suportar frustração para completar a segunda bateria de exercícios. Além disso, quem cochilou se sentiu menos impulsivo.
Os resultados indicam que permanecer acordado por um longo período de tempo impede as pessoas de controlar as respostas emocionais negativas. Dormir a sesta pode ser uma ótima saída para quem precisa ficar acordado por um longo período, já que ajuda na maneira de encarar uma tarefa difícil ou frustrante.
Fonte: Diário da Saúde
Notícias relacionadas