Tenha uma boa postura e viva melhor

Ter uma boa postura corporal é fundamental para uma vida saudável e sem dores, contribuindo para a saúde física e emocional. É ela que mantém em equilíbrio as partes do corpo.

A boa postura corporal é mais do que algo para melhorar a aparência. Ela reflete o movimento dinâmico do corpo humano. Quando não se mantêm boa postura ocorre uma sobrecarga na musculatura dorsal. Um estresse é adicionado à coluna vertebral e, se a má postura não é tratada, pode haver reflexos futuros.

Vasos sanguíneos e nervos passam dentro dos músculos e se comprimidos podem deixar de levar até seu destino oxigênio e nutrientes, também deixando de remover de forma eficiente os resíduos do trabalho muscular. Isso pode provocar a alteração de nervos, músculos e articulações. Todas estas condições podem resultar em dor nas costas, e outros problemas como dor de cabeça, deficiência da respiração e fadiga.

A má postura pode derivar de diversos fatores combinados, como a posição errada na hora de sentar-se, de dirigir ou de ficar em pé. Para saber se você está devidamente alinhado, estando de pé, analise sua postura e imagine uma linha passando pelo tornozelo e indo até o lóbulo da orelha. Numa boa postura essa linha deve ser reta.

Se você quer melhorar sua postura, uma das primeiras coisas que você deve fazer é analisar a sua postura atual. A má postura sentada ou em pé é um hábito ruim que pode ser mudado com um pouco de esforço. Observe-se durante todo o dia, anotando em quais regiões do corpo há tensões musculares, simetria ou assimetria, ou problemas na postura. Desta forma, identificando onde reside o problema, você pode fazer algumas coisas para melhorar.

Nos dias de hoje, com a rotina estressante que levamos, é importante cuidar bem de si mesmo. A boa postura corporal não é somente uma forma de diminuir dores e melhorar os movimentos. A boa postura previne desconfortos, mantém a saúde e faz a pessoa se sentir melhor.

 

 

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta