TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Notícias

Sustentabilidade, mais que um conceito na Congelados da Sônia

Sustentabilidade! Essa singela palavrinha é cada vez mais importante. Atitudes e soluções sustentáveis devem e precisam ser praticadas todos os dias, principalmente pelas empresas, que precisam garantir um futuro próspero e a preservação dos recursos naturais do planeta. Pensando nisso, desde o ano de 2010 a Congelados da Sônia tem promovido uma série de mudanças, buscando formas sustentáveis de levar a você o nosso serviço.

Conscientização

Internamente, criamos a campanha "Lixo Reciclado: País Sustentável", uma ação onde nossos colaboradores são orientados a depositar os detritos recicláveis nos coletores apropriados. Desta forma, as embalagens plásticas, de papel, papelão, vidro e metais dos nossos ingredientes (além de entulho eletrônico) são direcionados para uma cooperativa próxima à localização da empresa.

Lixo Reciclável

Quando você recebe seu pedido no conforto do lar, ele é colocado em sacolas oxibiodegradáveis que se desintegram em até 2 anos.

Já as nossas embalagens de papel cartão para fins alimentícios são adquiridas de fornecedores que tenham certificação FSC* (Forest Stewardship Council) - sistema de garantia internacionalmente reconhecido que identifica, através da logomarca, produtos madeireiros e não madeireiros originados do bom manejo florestal. Ou seja, esta certificação atesta que os papéis utilizados na fabricação foram obtidos de produtos florestais, respeitando os aspectos ambientais, sociais e econômicos da região.

Você também pode participar da nossa campanha Recicle, Reuse, Reduza. Esta ação de sustentabilidade, consiste no caso de você cliente, não querer reutilizar a sacola, basta, ao receber o pedido, devolvê-la ao nosso entregador. Depois, é feito um controle do recebimento delas e destinamos algumas para serem reutilizadas internamente e outras diretamente à reciclagem.

sustentabilidade    

Do lixo comum para novos reaproveitamentos

O lixo comum agora é dividido em 3 diferentes tipos:
  1. Extraordinário;
  2. Resíduos orgânicos animais;
  3. Resíduos orgânicos vegetais.
O lixo extraordinário (todo resíduo que não pode ser reciclado) é encaminhado para locais certificados com geração do manifesto de resíduos conforme as leis do Estado do Rio de Janeiro. Este manifesto é o instrumento de controle que permite conhecer e monitorar a geração, o transporte e a destinação final dos resíduos produzidos no Estado do Rio de Janeiro.

Os resíduos animais (gordura bovina, suína, de aves e pescados) agora são acondicionados em freezer e doados para uma empresa de graxaria e não mais coletados como lixo extraordinário. Com essa mudança, deixou de ser descartada como lixo extraordinário uma média de 3 toneladas e ½ de gordura animal ao ano. "E toda semana enviamos o resíduo retirado das nossas proteínas para a graxaria", afirma Gabriela.

E do lixo orgânico, que pode ser transformado em adubo, a maior parte enviamos ao Ciclo Orgânico. Um negócio social que oferece uma solução fácil e prática para pessoas físicas e empresas do Rio de Janeiro que queiram dar nova vida ao lixo orgânico produzido nas casas ou corporações.

Eles realizam a compostagem, processo natural de transformação de lixo orgânico em adubo para plantas. Para isso, é necessário uma composteira, onde será feito o armazenamento de todo o resíduo. Nela, os microorganismos presentes no próprio lixo começam a decompor a matéria e a transformá-la em adubo. Saiba mais sobre o ciclo no vídeo abaixo

Além da parceria com o Ciclo, outra diretora da empresa leva em média 100 kg/mês de resíduos e faz a compostagem na sua chácara.

Essa mudança na forma de lidar com o lixo comum permitiu mais sustentabilidade à empresa e promoveu a redução no custo da coleta, gerando economia. Antes das mudanças , eram enviados de 4 a 5 contêineres de 240 litros com esse lixo; depois, esse número caiu para 2.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=HRLoGdH0UiA&t=83s[/embed]

Junto com o Sebrae - RJ participamos do Programa P+L (Produção mais Limpa), onde foram implementados a reciclagem de água e o reaproveitamento de insumos na empresa. Assim, economizamos água, reduzimos os resíduos gerados e promovemos a sustentabilidade.

Também apoiamos o Instituto Aqualung, entidade sem fins lucrativos que atua nas áreas de preservação e educação ambiental implementando e criando ações ambientais. Desta parceria, recebemos o selo Empresa Amiga da Natureza.

Por fim, Gabriela destaca: "Ainda não somos uma empresa totalmente sustentável, mas estamos trabalhando com muito empenho e dedicação para alcançar este objetivo".

Salvar
compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Clipping Ceia de Natal Light

  A Congelados da Sônia apareceu no site da Revista Veja Rio, na matéria " Ceia de Natal Light" com destaque para o Tender Festivo da chef Lê Carpê.

Leia mais

Congelados da Sônia no site Seu Corpo Perfeito e mais

A Congelados da Sônia é sempre notícia em sites e blogs sobre saúde, bem-estar e alimentação saudável. Neste mês, as nossas dicas para curtir o Carnava

Leia mais

Mitos sobre comida congelada e outras notícias da Congelados da Sônia

Você já deve ter ouvido falar que refeições congeladas não têm sabor, que são inimigas da dieta e t&eci

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00