Sugestões para amenizar os efeitos da TPM

A TPM é um problema que afeta muitas mulheres. Porém existem alguns hábitos que podem amenizar os efeitos desse problema. Exercícios físicos ajudam a eliminar o excesso de líquidos pela transpiração, reduzir o sal na comida diminui a retenção de líquidos, consumir alimentos com ação diurética como a melancia, o abacaxi, melão, pepino e beber muita água, também são boas opções. Nesse período também é indicado diminuir o consumo de cafeína evitando o café, refrigerante tipo coca-cola, chá-preto e chá-mate. E para quem não resiste a um docinho, consumir muitas frutas ajuda  driblar o desejo pelos doces. Outro ponto é aumentar a ingestão de fibras para evitar a constipação intestinal. A soja e seus derivados também podem ser consumidos para amenizar sintomas da TPM, bem como fontes de vitamina B6 (aveia, farelo de trigo, gérmen de trigo etc), magnésio (leguminosas, cereais integrais, folhas de cor verde escura etc) e vitamina E (óleos vegetais, amêndoas, abacate etc).

Fica a dica: para controlar os efeitos dos altos e baixos dos hormônios, uma alimentação equilibrada, saudável e a redução do consumo de alimentos industrializados são ótimas opções.

Dica de Cardápio

Desjejum: 1 fatia de pão integral, geleia light de damasco, uma fatia de queijo minas, ½ mamão c/ 1 colher de sobremesa de aveia em flocos.

10hs manhã: 1 porção da fruta de sua preferência e 2 castanhas do pará.

Almoço: salada verde à vontade. Fusilli integral à bolonhesa de soja. Suco de abacaxi c/ hortelã.

Lanche: iogurte light c/ 1 porção do Energizante da Sônia.

Jantar: salada variada. Salmão maravilha e arroz colorido. Suco de melão.

Ceia: fruta da sua preferência.

Confira os nossos pratos congelados que são uma forma prática e saudável de se alimentar bem.

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