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Dicas saudáveis

Substitua alimentos e ganhe qualidade de vida

Com a epidemia de sobrepeso e obesidade que afeta 50% da população brasileira, é muito prudente que todos analisem como anda sua alimentação. Existem muitos mitos e dietas milagrosas que se propõem a ajudar quem deseja emagrecer, mas realmente não existe fórmula mágica. O ideal é a boa e velha reeducação alimentar. Para quem precisa emagrecer alguns quilos ou somente manter o peso ideal, mudar a qualidade nutricional da alimentação é fundamental. Ninguém deve passar fome, aliás, quem já aprendeu a praticar a reeducação sabe que poderá comer de tudo um pouco. Dietas restritivas fazem sucesso por um período curto de tempo e emagrece momentaneamente, ao passo que com a reeducação alimentar, você permanecerá no peso ideal por toda vida e o que é mais importante com muita saúde e comendo de tudo moderadamente. A primeira lição é aprender a conhecer os alimentos. Neste início a dica é procurar o profissional nutricionista que o ajudará a conhecer os alimentos mais saudáveis que devem fazer parte sempre do dia a dia, os que devem ser consumidos esporadicamente e os que devem ser substituídos por versões mais saudáveis. As gorduras devem ser incluídas com parcimônia, mesmo as que são benéficas (azeite, abacate, margarinas light, sementes oleaginosas etc). Substitua a carne vermelha pela carne branca (frango, peru etc.) algumas vezes na semana, retire o açúcar refinado do seu dia a dia, escolhendo um adoçante artificial. Aprenda a gostar de frutas, mesmo que seja na forma de sucos, refrescos ou na salada que acompanha as refeições. Escolha opções de verduras e legumes para acompanhar almoços e jantares, podem ser refogados, cozidos e crus, as opções com molhos cremosos gordurosos devem ser evitadas. Os refrigerantes, mesmo os diet/light, devem ser substituídos por sucos ou refrescos de frutas. Elimine a fritura da sua vida. Substitua queijos amarelos por queijos brancos e o leite integral pelo desnatado ou semi desnatado. Se você gosta de bebida alcoólica reserve o consumo para ocasiões especiais, sem exageros. Não seja radical, mas mostre sutilmente para seus amigos e familiares que você está preocupado com sua alimentação e qualidade de vida, aprendendo a fazer escolhas alimentares inteligentes, mudanças positivas no seu estilo de vida e que ajudarão seu organismo a funcionar muito melhor.
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