Sódio: muito cuidado para acertar a dose e aproveitar os seus benefícios

Presente no sal de cozinha, frutos do mar, tomate, tofu e diversos alimentos naturais ou industrializados, o sódio desempenha algumas tarefas nobres no nosso organismo. Uma delas é equilibrar os líquidos no corpo. Outra é auxiliar na condução dos impulsos nervosos por trás dos movimentos dos músculos. A deficiência de sódio na alimentação pode provocar problemas como fadiga, hipotensão e diarreia.

Porém, essas tarefas demandam somente um pequeno aporte de sódio. Pessoas com hipertensão devem ficar muito atentas à quantidade de sal ingerida diariamente. Afinal, o sódio leva o organismo a reter líquido, e água de sobra na circulação aumenta a pressão.

Quem está com a pressão boa pode consumir até no máximo 5 gramas diários de sal. Já os hipertensos devem seguir as recomendações de seu médico ou nutricionista – a quantidade recomendada geralmente é de 2g por dia. Faça as contas: uma colher de chá contém 4 gramas de sal.

Quando se acerta na dose, até a aparência sai ganhando. É que o sódio dá brilho ao cabelo, porque ajuda a controlar o teor de água dentro dos fios.

Postagens Relacionadas

2 Respostas

  1. Gloria Micaelo
    | Responder

    Por falar nisso, tenho achado a comida um pouco puxada demais para o sal. Gostaria de sugerir a diminuição do sal. é mais fácil quem gostar de mais salgado colocar depois o sal do que nós, que temos pressão alta, não podermos comer porque está além do recomendado….

    • Congelados da Sônia
      | Responder

      Olá, Gloria!
      Nossas refeições objetivam fornecer alimentos saborosos, porém sempre pensando em oferecer aos nossos clientes uma alimentação balanceada do ponto de vista nutricional. Além disso, não utilizamos realçadores de sabor, nem aditivos químicos em nossos pratos.
      Usamos uma quantidade de sal (1,5 a 2g p/prato), que consideramos sem excesso.
      Se você precisa de alimentação reduzida de sódio, poderemos lhe enviar uma tabela com o sódio ordenado em ordem crescente por miligramas (mg). Basta solicitar pelo nosso e-mail info@congeladosdasonia.com.br.
      Mas, o importante é que você converse com seu médico para que ele verifique se a quantidade de sal que utilizamos em nossos produtos é adequada ao seu consumo.
      Se desejar uma orientação sobre os nossos produtos ou tenha alguma restrição alimentar, entre em contato com o nosso Setor de Nutrição, através do telefone (21) 3461-9779. Nossas Nutricionistas, irão lhe auxiliar no que for preciso.
      Teremos sempre prazer em lhe atender.

Deixe uma resposta