Categorias:
16 março, 2011
Sódio: muito cuidado para acertar a dose e aproveitar os seus benefícios
Presente no sal de cozinha, frutos do mar, tomate, tofu e diversos alimentos naturais ou industrializados, o sódio desempenha algumas tarefas nobres no nosso organismo. Uma delas é equilibrar os líquidos no corpo. Outra é auxiliar na condução dos impulsos nervosos por trás dos movimentos dos músculos. A deficiência de sódio na alimentação pode provocar problemas como fadiga, hipotensão e diarreia.
Porém, essas tarefas demandam somente um pequeno aporte de sódio. Pessoas com hipertensão devem ficar muito atentas à quantidade de sal ingerida diariamente. Afinal, o sódio leva o organismo a reter líquido, e água de sobra na circulação aumenta a pressão.
Quem está com a pressão boa pode consumir até no máximo 5 gramas diários de sal. Já os hipertensos devem seguir as recomendações de seu médico ou nutricionista - a quantidade recomendada geralmente é de 2g por dia. Faça as contas: uma colher de chá contém 4 gramas de sal.
Quando se acerta na dose, até a aparência sai ganhando. É que o sódio dá brilho ao cabelo, porque ajuda a controlar o teor de água dentro dos fios.
Notícias relacionadas