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Dicas saudáveis

Sem concentração? Uma boa alimentação pode te ajudar!

Aumentar o consumo de frutas, vegetais, legumes, verduras, semente, peixes e carnes magras são algumas das regras básicas para manter o organismo saudável. Mas uma boa alimentação também pode melhorar o desempenho do cérebro e ajudar na concentração. Confira abaixo os tipos de alimentos que ajudam a evitar danos que resultam do estresse cotidiano - como envelhecimento precoce, câncer, doenças degenerativas e problemas neurológicos -, aumentam o foco e o poder de raciocínio.   Salmão, sardinha e arenque  Esses peixes são ótimos para a concentração por possuírem ômega 3. Esse ácido graxo ajuda na sinalização nervosa, facilitando a comunicação entre os neurônios. Açafrão  Essa especiaria contém um pigmento chamado curcuina, que ajuda a manter o foco em atividades mais complexas. Chocolate  A cafeína presente no chocolate é um estimulador natural do sistema nervoso central, ajudando a manter o raciocínio e o cérebro em estado de alerta. Chá verde, tomate, cenoura, espinafre  Esses quatro alimentos possuem flavonoides, substância que faz bem para a circulação e para o desenvolvimento de vasos sanguíneos. Esse processo facilita a irrigação de todas as células, inclusive as do sistema nervoso. Leite, ovos, peixes  As vitaminas do Complexo B presentes nesses alimentos são essenciais para a manutenção das transmissões nervosas e para a formação de neurotransmissores, garantindo o funcionamento regular e saudável do cérebro. Óleos vegetais e sementes oleaginosas Possuem Vitamina E em sua composição, o que intensifica os reflexos e aumenta a sensibilidade e a capacidade de se localizar no espaço também. Frutos do Mar Os frutos do mar são ricos em zinco, sal mineral é importante porque participa de várias trocas elétricas, deixando o cérebro “acordado” e mais ativo. Fonte: Exame    
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