logoblog

SBC estabelece novas taxas para o colesterol

colesterol

Como está o seu colesterol? Bom? Ruim? Não sabe responder? Essa simples pergunta, além de dizer muito sobre sua saúde, pode causar surpresa no exame de sangue. Sabe por quê? Em agosto, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), seguindo orientações adotadas em outros países, diminuiu as taxas de referência para os níveis de colesterol considerados seguros.

Estes novos valores estão publicados na mais nova versão das “Diretrizes de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose”, um documento da SBC que traz a todos os brasileiros recomendações sobre triglicérides e colesterol. Para se ter uma noção da importância do documento, ele serve como fonte de informação e referência aos cardiologistas para o tratamento de pacientes e também determina os índices de referência nos exames feitos em laboratórios.

Essa mudança afeta principalmente os pacientes com risco altíssimo de evento cardíaco. Antes, o limite para a taxa de colesterol era 70 miligramas por decilitro (mg/dl) de sangue. Agora, quem tiver acima de 50 mg/dl está no grupo de risco “muito alto”. A maioria dos pacientes que estão neste grupo já passaram por algum problema, como um derrame ou um infarto.

Veja abaixo os novos valores para o colesterol

LDL (colesterol ruim)

Como era – pessoas com risco cardíaco alto devem ficar abaixo de 70mg/DL;

Como fica – pessoas com risco cardíaco muito alto devem ficar abaixo de 50 mg/DL.

Colesterol total

Como era – desejável: abaixo de 200mg/dl;

Como fica – desejável: abaixo de 190 mg/dl.

HDL (colesterol bom)

Como era – desejável: acima de 60 mg/dl;

Como fica – desejável: acima de 40 mg/dl.

Exigência de jejum no exame

Como era – necessário jejum de 12 horas;

Como fica – deixa de ser necessário jejum.

Aplicativo e dicas de saúde

Além dessa nova diretriz, a SBC também lançou um aplicativo: a Calculadora ER. Disponível na App Store (para usuários de iOS) e no Google Play (para usuários de Android), a novidade permite a análise do risco cardiovascular de cada um.

Vale destacar que, para manter o controle do colesterol, a SBC recomenda hábitos saudáveis como:

  • Cuidar da alimentação e ter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e grãos;
  • Praticar atividades físicas com regularidade;
  • Não fumar;
  • Consumir menos alimentos ricos em gordura trans e gordura saturada.

Agora que você já conhece os novos valores para o colesterol, marque uma consulta com o seu médico ou nutricionista e converse com ele sobre o assunto. Discuta com o profissional de sua confiança o que pode ser feito para melhorar a sua alimentação. Aqui na Congelados da Sônia, em nosso cardápio, os pratos que apresentam a legenda do coração, são feitos justamente para quem precisa de um controle mais rígido na sua dieta. Além deles temos os pacotes de reeducação alimentar, que atendem a uma dieta de almoço e jantar para o mês inteiro.

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta