Sal e sódio: o que precisamos saber sobre isso?
Categorias:

27 fevereiro, 2012

Sal e sódio: o que precisamos saber sobre isso?

Muita gente se confunde quando o assunto é o sal e o sódio. Quimicamente, o sal de cozinha é formado por átomos de cloro e átomos de sódio (cloreto de sódio). Os cristais de cloreto de sódio contêm 39.337% de sódio e 60,663% de cloro. Assim, a quantidade de sódio precisa ser multiplicada por 2,5 para saber o quanto aquilo corresponde em gramas de sal.

É preciso ter cuidado na hora de ingerir o sal, pois em excesso ele agrava o estado de saúde dos hipertensos e pode causar complicações, como derrames. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a hipertensão atinge cerca de 30% da população.

Um estudo do New England Journal of Medicine mostrou que diminuir o consumo de sal pode tanto reduzir doenças cardiovasculares quanto ajudar a parar de fumar, combater a obesidade e controlar o colesterol. O problema é que a tabela nutricional das embalagens não informa a quantidade de sal e sim a de sódio - um dos componentes do sal de cozinha e o real causador da pressão alta.

Portanto, quando for comprar algum alimento industrializado fique de olho no rótulo. De acordo com a OMS, o consumo diário de sal não deve exceder seis gramas por dia, ou seja, uma colher de chá.

Não descuide da sua saúde!