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Alimentação

Saiba um pouco mais sobre os Kits Jantar da Congelados da Sônia

Como já explicamos no artigo sobre o almoço devemos comer mais no café da manhã, menos no almoço e quase nada no jantar. Mas quase nada é bem diferente de não comer. Você sabia que ingerir alimentos a noite de forma moderada pode te ajudar a ter uma noite de sono melhor? Descubra como se alimentar corretamente no jantar e sugestões de cardápios neste artigo.

A opinião de profissionais sobre a alimentação e o sono

Em entrevista para a revista Claudia a neurologista Dra. Rosana Souza Cardoso Alves, coordenadora do Departamento Científico de Sono da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e a nutricionista Carla Mariano, do Hospital Metropolitano Lapa explicaram que as causas de noites mal dormidas são variadas, podendo ser provenientes de fatores ambientais e genéticos, mas a boa notícia é que uma alimentação saudável pode agir positivamente nesse quadro. Se você tem dificuldades na regularidade e na frequência do seu sono, alimentos ricos em triptofano não podem faltar em suas refeições. Esse aminoácido regula os níveis de serotonina no cérebro, diminuindo a atividade do organismo e contribuindo com o relaxamento do corpo”, explica a nutricionista. Utilizar o triptofano na alimentação noturna é essencial para o sono. De acordo com a nutricionista Paula Crook da PB Consultoria em Nutrição, no artigo sobre o tema, este é um aminoácido essencial utilizado pelo cérebro: “Juntamente com a vitamina B3, a niacina (ou niacinamida) e o magnésio, para produzir a serotonina, um neurotransmissor importante nos processos bioquímicos do sono e do humor.” Por ser um aminoácido essencial, nosso corpo não é capaz de produzir o triptofano e é preciso ingeri-lo por meio da alimentação. “Para potencializar o efeito do triptofano é importante escurecer o quarto, uma vez que os níveis deste hormônio do corpo aumentam na ausência de luz, causando sono. É importante também consumir melatonina para estimular o repouso”, garante a neurologista.

Os alimentos fontes de triptofano

De acordo com as especialistas os alimentos ricos nesse nutriente são: peixes, peru, ovo, nozes, castanhas, leguminosas (feijão azuki, lentilha, soja), semente de abóbora, levedo de cerveja, linhaça, aveia, arroz integral, chocolate amargo e queijo tofu.

Confira a lista com os alimentos que podem te ajudar a dormir melhor:

  • Aveia:  É um dos únicos cereais rico em melatonina, ingerir um mingau de aveia antes de dormir pode te ajudar a ter uma excelente noite de sono;
  • Leite: Um copo de leite quente, servido antes de dormir, ajuda a ter uma noite tranquila. Esse recurso usado por mães e avós é comprovado cientificamente: a bebida é rica em triptofano, e por isso ajuda a relaxar e ter uma noite mais tranquila. O ideal é um copo 30 minutos antes de deitar;
  • Mel: Pode ser utilizados para aumentar o açúcar no sangue pode reduzir a produção de orexina no cérebro. Orexina é um neurotransmissor que recentemente tem sido ligado à insônia. “Para potencializar o efeito do leite morno basta acrescentar uma colher de mel”, explica Dr. Gláucia Berreta Ruggeri, médica do Centro de Saúde Ocupacional do Hospital Albert Einstein, de São Paulo. De acordo com a especialista, o mel é um carboidrato simples e, por isso, facilita também a absorção do triptofano;
  • Chá de camomila: A bebida não contém a cafeína encontrada nos chás tradicionais e tem um efeito calmante sobre o corpo. Além disso, um líquido quente antes de dormir pode aumentar o calor do corpo e deixá-lo sonolento.
  • Cereja: Essa fruta é outra fonte de melatonina. Pode ser consumida fresca como sobremesa ou em forma de suco junto com o jantar.
  • Couve: Composta por magnésio, trabalha o relaxamento muscular e ajuda o corpo a deixar de lado as tensões do dia para descansar.
  • Alface: Também constituída de triptofano, a verdura pode ser consumida na última refeição do dia em saladas, na forma de chá ou até suco.
  • Chocolate amargo: O doce contém serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade, que relaxa a corpo e mente. Mas apenas sua versão amarga tem esse efeito.

Formas práticas de consumí-los

Com a correria do dia-a-dia nem sempre dá para parar tudo e ir ao mercado com calma para selecionar os melhores alimentos para a nossa saúde. Ainda bem que existem empresas como a Congelados da Sônia, que oferecem praticidade para o seu cotidiano. Aqui, todos os ingredientes são selecionados com o cuidado e preparados respeitando todas as regras da ANVISA.

Sugestão de cardápios

A equipe da Congelados da Sônia conta com nutricionistas e especialistas em alimentação que estão sempre prontos para desenvolver os melhores cardápios. Tudo é feito de forma equilibrada, além de ser temperado com ervas e sal light uma versão muito mais saudável que o convencional.

Kit Jantar 5 Noites

A opção ideal para você que deseja uma alternativa leve, prática e saborosa para o jantar. Jantar saudável por 5 dias da semana. Pacote incluindo 5 refeições:
  • Caldo Verde;
  • Sopa Junina;
  • Sopa Tropical de Abóbora;
  • Sopa de Cebola;
  • Sopa de Ervilha.
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Kit Jantar 7 Noites

A opção ideal para você que deseja uma alternativa leve, prática e saborosa para o jantar. Garanta jantares saudáveis para a semana toda. São 7 refeições:
  • Sopa Tropical de Abóbora;
  • Sopa Junina;
  • Caldo Verde;
  • Sopa de Cebola;
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