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Dicas saudáveis

Saiba um pouco mais sobre água e saúde....

Quais as funções da água no organismo? Como ela favorece a saúde?

 A água tem papel fundamental na regulação de processos metabólicos no corpo. A ingestão satisfatória de água resultará em muitos benefícios, dentre eles podemos citar o bom funcionamento intestinal. Um intestino que funciona bem faz toda a diferença na nossa vida. Povoado por diversos tipos de bactérias, ele tem importante papel para a saúde, tanto na absorção de nutrientes (água, eletrólitos), quanto na manutenção da flora bacteriana e na produção e secreção de substâncias importantes.

Quando bebemos pouca água e ingerimos poucas fibras, temos um problema muito comum chamado prisão de ventre (obstipação ou constipação). Nesta situação não conseguimos evacuar ou ainda o fazemos com grande dificuldade. Ela é ocasionada também por alguns outros fatores, tais como, alimentação deficiente, estresse, e até mesmo alguns medicamentos. Os sintomas são dores, excesso de gases, desconforto abdominal, entre outros. O tratamento deve ser focado na alimentação, dando prioridade para fibras, gorduras e líquidos. Muitas vezes, quando corrigimos a ingestão de água no dia a dia, o intestino volta a funcionar normalmente.

Outro beneficio do consumo de água é o bom funcionamento renal. Pode parecer óbvio, mas quando estamos bem hidratados, nossa urina tem cor amarelo bem claro, porém muitas pessoas não relacionam a cor da urina com a hidratação corporal. A urina é produto da excreção renal, contêm água, uréia, ácido úrico e minerais, quando bebemos pouca água e líquidos em geral, a urina tende a ficar amarelo escuro, alaranjado e em alguns casos extremos marrom (cuidado apenas com alguns medicamentos que podem alterar a cor e nesse caso não está relacionado com desidratação). Um bom funcionamento dos rins é fundamental para nosso organismo, pois excretamos impurezas que não serão mais úteis. A água é nosso diluente corporal e deve ser ingerida para este fim, ou seja, hidratar, compor órgãos, fazer parte de metabolismos importantes dentro do nosso corpo e compor a urina. Prestar atenção na cor da urina é um bom parâmetro para mensurar o grau de hidratação (ou desidratação) corporal. Lembre-se: o corpo fala.

- Água demais pode prejudicar a saúde? Por quê e como?

 Todo excesso deve ser evitado, até mesmo o consumo de água. Algumas pesquisas relatam que o consumo excessivo de água pode ser prejudicial, por exemplo, para mulheres que diminuíram a ingestão de alimentos e aumentaram o consumo de água para emagrecer, pois apresentaram problemas de saúde e baixo peso.

O excesso de água poderia causar uma diluição exagerada dos sais minerais e substâncias presentes no sangue, causando uma hiponatremia (alteração nos eletrólitos corporais).

Outra pesquisa relata ainda que quem tem problemas cardíacos corre o risco de sofrer edemas por beber água demais, por exemplo, indivíduos que precisam de diuréticos.

Cada caso deve ser analisado individualmente.

 - Consumir alimentos ricos em água como pepino, melão e melancia já ajuda na hidratação? Nesse caso, a quantidade de água a ser bebida pode ser diminuída?

 Sim, ajudam, não só pela hidratação em si, mas porque contêm vitaminas, minerais e fibras, nutrientes importantes para uma alimentação equilibrada.

Apesar de os alimentos conterem água em sua composição, em proporções variadas, as frutas possuem por volta de até 95% ou mais de água. A água que devemos consumir não deve ser descontada do consumo de vegetais.

 Bom verão e muita água!

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