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Dicas saudáveis

Saiba qual a melhor alimentação para combater a anemia

Cansaço, falta de apetite e dificuldade de aprendizado são algumas características que podem identificar um quadro de anemia que, por sua vez, é caracterizado pela baixa das hemácias, responsáveis pelo transporte do oxigênio para os órgãos e tecidos do corpo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 30% da população mundial é anêmica e esse número chega aos 50% se levarmos em conta apenas as crianças com menos de dois anos. Existem diversos tipo de anemia, mas a chamada de ferropriva, marcada pela carência de ferro no organismo, é a mais comum e pode ser prevenida e combatida pela alimentação rica em ferro ou que, ao menos, ajude no melhor aproveitamento deste mineral. Os alimentos ricos em Ferro são importantes em todas as fases da vida, mas em especial para gestantes, bebês e idosos que necessitam de mais ferro no organismo. Da mesma forma, as mulheres em idade fértil possuem maior necessidade desse mineral que os homens, pois elas perdem o mineral durante a menstruação. A partir da dieta podemos obter dois tipos de ferro diferentes: o ferro heme e o ferro não-heme. O ferro heme é mais facilmente absorvido pelo organismo e encontrado em alimentos de origem animal, já o não-heme tem menor absorção e está presente predominantemente nos cereais e outros vegetais. Uma boa dica para melhorar a absorção do ferro de origem vegetal é consumir um suco de frutas rico em vitamina C, como os de limão, laranja ou acerola. De uma forma geral, é importante ficar atento aos sinais provocados pela baixa produção de hemoglobina presente nas anemias crônicas. Isso provoca palidez cutânea e nas mucosas, cansaço, falta de memória, tonturas, fraqueza, dores musculares, sonolência, falta de ar ou respiração muito curta, palpitação e taquicardia, porque o coração é obrigado a bater mais depressa para garantir o fornecimento necessário de oxigênio a todas as células do corpo. Além disso, a intensidade dos sintomas aumenta com a atividade física. Confira uma lista de alimentos ricos em ferro: Fígado, peixe, galinha, mariscos, coração, carne magra, feijão seco, frutas secas, melaço, pão de trigo, pães integrais e enriquecidos, cereais, agrião, couve, cheiro-verde, favas, grão-de-bico, ervilha, lentilha, grãos integrais ou enriquecidos, nozes, castanhas, melado de cana-de-açúcar, rapadura e açúcar mascavo.
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