Saiba quais alimentos roubam energia do nosso corpo

Quando a energia do corpo parece não durar até o final do dia ou o sono não é tão revigorante quanto antes e você já acorda sentindo cansaço, é hora de rever alguns hábitos. E a alimentação é uma das chaves para trazer mais energia e disposição ao organismo.

Se sentir sonolento demais ou não ter vontade de fazer nada o dia todo pode ser influência de maus hábitos alimentares. “Todo excesso ou falta de nutrientes provoca alterações metabólicas importantes que podem levar ao cansaço, afetando nosso trabalho, rotina de atividade física e a qualidade de vida”.

Alguns alimentos tendem a trazer a sensação de cansaço ao nosso corpo no dia a dia, mas isso não quer dizer que são opções proibidas.

É preciso encontrar o equilíbrio perfeito para o organismo, ou seja, consumir esses produtos em horários e quantidades que não prejudiquem sua saúde.

Sabe aquela sensação de moleza logo depois do almoço ou de cansaço extremo ainda no meio do dia? O problema pode estar na sua alimentação.

Isso porque alguns alimentos, quando consumidos em excesso, roubam a energia do nosso corpo, o que resulta em fraqueza e preguiça que atrapalham as atividades da rotina, seja em casa, no trabalho ou na academia.

Conheça alguns desses vilões:

Carboidratos refinados

Pães, massas e bolos preparados com farinha branca proporcionam um pico de energia ao corpo causado pela transformação do carboidrato em glicose.

Porém, essa energia é absorvida rapidamente pelo organismo e isso faz com que você se sinta cansado.

Para evitar essa sensação, prefira carboidratos integrais pois eles proporcionam energia por muito mais tempo graças à absorção mais demorada.

Frituras

Frituras são fontes de gorduras ruins (trans, saturadas e interesterificadas), que são mais difíceis de serem digeridas.

Para facilitar a absorção desses alimentos, os órgãos internos puxam o sangue para fora de suas extremidades e esse processo pode levar até oito horas. Com a energia voltada para a digestão, você vai se sentir com menos ânimo durante este período.

Doces

Apesar de ser fonte de energia, o açúcar pode provocar cansaço se consumido em excesso. Alimentos doces podem causar picos de insulina que, além de aumentarem o apetite, ainda roubam a disposição.

Bebidas alcoólicas

Além de conter um alto índice glicêmico, álcool em excesso sobrecarrega o fígado e o impede de eliminar as toxinas do nosso corpo que, a longo prazo, impede os mecanismos energéticos.

Além disso, a absorção de vitaminas do complexo B, presentes no processo de geração de energia para o corpo, é prejudicada, dando aquela sensação de exaustão e cansaço.

Alimentos com alto teor de sódio

Em geral, não nos damos conta da quantidade de sal que consumimos no dia a dia. Além do que colocamos durante a preparação das refeições, ingerimos muitos alimentos processados que possuem grande quantidade de sódio adicionados.

Esse excesso pode levar à desidratação, causando cansaço, fadiga, entre outros sintomas.

Nutricionista Raquel Marques

Nutricionista Raquel Marques

CRN: 131 00 347

Nutricionista / Pós-Graduada em Nutrição Clínica /

Coach de Emagrecimento / Nutrição Funcional / Fitoterápico

Tel: (21) 96489-6393 – e-mail:contatonutri.raquelbarbosa@gmail.com

 

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