11 julho, 2012
Saiba mais sobre o glúten e os cuidados que os celíacos devem ter com este nutriente
Hoje em dia muito se fala na presença de glúten nos alimentos e não é difícil encontrar o famoso aviso “Não contém glúten” nas embalagens, mas o que ele é? O glúten é uma proteína encontrada no trigo, cevada, centeio, malte e aveia. O nutriente é muito utilizado para dar consistência, elasticidade e leveza à massa dos alimentos.
No geral o glúten não exige nenhum cuidado especial das pessoas que não possuem a doença celíaca, intolerância permanente ao nutriente, mas para os portadores deste mal a atenção deve ser redobrada. O consumo de glúten pelos celíacos pode ocasionar diarreias crônicas, desnutrição com déficit no crescimento, anemia ferropriva (causada pela deficiência de ferro) não curável, distensão abdominal, osteoporose e muitos outros problemas.
Além dos portadores da doença celíaca existem as pessoas que sofrem de hipersensibilidade ao glúten, isso significa dificuldade em digerir este nutriente. Esse grupo apresenta diversos sintomas desagradáveis como, inchaço abdominal, diarreias, rinite e até mesmo mudanças no humor, ao consumir produtos que contém o glúten, mas o problema é facilmente resolvido por meio de uma dieta sem o nutriente.
O tratamento indicado aos celíacos consiste em uma alimentação totalmente isenta de glúten, isso que dizer deixar de comer pães, bolos, macarrão, pizzas, entre outros quando estes alimentos possuírem o glúten. A doença celíaca pode aparecer em qualquer fase da vida, mas é mais frequente na infância. A dica é que o celíaco adquira o hábito de ler os rótulos de todos os produtos para certificar a existência do glúten no alimento.
Notícias relacionadas