Saiba dosar a ingestão de proteina

Alimentar-se com proteína é essencial para o funcionamento do corpo, mas é preciso saber dosar a quantidade e pensar na qualidade nutricional da proteína consumida.

Algumas pessoas seguem dietas com foco na ingestão protéica e restrição de outros nutrientes para perder peso, outras aumentam muito a ingestão de proteínas para ganhar massa muscular e ter uma melhor resposta aos treinos de hipertrofia. A ênfase no consumo de proteínas em certas dietas pode realmente ser útil, porém, é preciso ter cuidado e sempre procurar um profissional capacitado que irá orientar quanto a melhor dieta a ser seguida conforme seu objetivo.

ingestao-proteinaCaso o seu objetivo seja apenas se alimentar de forma saudável, é recomendável  que todos os grupos alimentares façam parte da sua alimentação, em proporção adequada,  e é claro que as proteínas compõem de uma dieta equilibrada.

Para quem não possui a necessidade de restringir ou aumentar a ingestão de proteínas seja lá por qual motivo for, a recomendação diária varia de 0,8 a 1,0g por quilo de peso ao dia. Onde e como encontrar essa proteína?

Confira a quantidade de proteína em alguns alimentos (porção de 100 gramas):

A proteína é realmente uma ótima aliada, desde que saibamos escolher fontes saudáveis destes nutrientes e que também façamos a  correta distribuição da quantidade recomendada ao longo de todas as refeições do dia.  Procure sempre escolher proteínas que agreguem uma menor quantidade de gordura saturada e colesterol. Leguminosas (feijões, lentilha, grão de bico, ervilha) são excelentes! Procure consumir mais peixes  e aves e sempre se preocupe com o método de preparo. Isso serve também para as carnes vermelhas. Em relação aos leites e derivados, os desnatados são ótimas opções pois possuem proteínas, cálcio e quantidade reduzida de gordura.

Fique esperto e boa dieta!

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta