Saiba como os alimentos podem ajudar o seu desempenho físico

Os exercícios físicos exigem cuidados extras para seus praticantes e a alimentação é um deles, ela oferece a energia necessária para suprir as necessidades do corpo e dá aquele gás a mais para aumentar o rendimento na musculação ou na atividade aeróbica. A alimentação balanceada também pode auxiliar aqueles que desejam diminuir o percentual de gordura com os exercícios.

Para começar é importante alimentar-se bem antes das atividades físicas. Essa refeição colabora para disposição diminuindo a possibilidade daquela sensação de fraqueza que pode acontecer, mas não ache que quanto mais comida você ingerir maior será sua disposição. Pelo contrário, ficar com o estomago totalmente cheio pode diminuir seu desempenho e causar indigestão, náuseas e vômitos.

Até uma hora e meia antes das atividades físicas é indicado o consumo de proteína, os alimentos como ovos, atum e peito de peru ajudam na recuperação e a manutenção dos músculos, e carboidratos como os pães, frutas e biscoitos integrais. Caso só possa comer uma hora antes dos exercícios opte apenas pelo carboidrato, mas se esse intervalo for ainda menor, prefira biscoitos e pães, as proteínas tem uma digestão mais demorada.

Alimentar-se para obter o melhor desempenho também inclui fazer uma escolha inteligente dos alimentos a serem ingeridos após os exercícios físicos, como carboidratos e proteínas. Isso restabelece os músculos do atleta para o próximo treino. Para recuperar totalmente a energia muscular, é necessário comer nos primeiros 30 minutos após as atividades e fazer outras refeições pequenas a cada três horas. Caso não seja possível comer alimentos sólidos a dica é não deixar de se hidratar e beber dois copos de uma bebida esportiva ou tomar leite.  Segundo pesquisas, após os exercícios ele pode hidratar tanto quanto a água e ainda contribui no ganho de massa muscular.

A alimentação adequada também pode contribuir na queima de calorias durante os exercícios. Essa função fica a cargo dos chamados termogênicos. Esse tipo de alimento, ao passar pelo processo de digestão, gera um gasto maior de energia, mas devem ser consumidos com responsabilidade. O seu consumo só deve acontecer se você não tiver nenhuma restrição médica.

Confira alguns alimentos termogênicos:

-Pimenta
– Chá verde
– Gengibre
– Água gelada
– Canela
– Carnes magras
– Laticínios magros

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta