Saiba alguns cuidados que devemos ter com os alimentos das festas juninas

Nessa época do ano de festejos juninos é grande a variedade de pratos típicos que marcam essa importante festa popular realizada em nosso país, mas para que você não encontre nenhum problema com esse tipo de alimentação, seja pela condição dos alimentos como pelo número de calorias, é necessário ter alguns cuidados para aproveitar todas as delícias dessa data sem nenhum peso na consciência.

Um dos problemas mais recorrentes em festas de rua é a condição e a qualidade dos ingredientes utilizados na preparação dos pratos, isso pode provocar a incomoda intoxicação alimentar. Para evitar esse transtorno o consumidor deve ficar atento com a higiene do local e com o preparo das pessoas que lidam com os alimentos, eles devem estar com os cabelos presos e cobertos, além de usarem luvas. Os alimentos mal armazenados ou submetidos a temperaturas inadequadas são mais suscetíveis ao desenvolvimento de bactérias ou de suas toxinas e podem causar diarreias e vômitos.

Vale lembrar que idosos e crianças são mais suscetíveis à intoxicação alimentar e, por isso, devem ter atenção redobrada com a qualidade das refeições.  Além do perigo da intoxicação, caso o idoso siga algum tipo de dieta específica, a seleção dos alimentos deve ser ainda mais cuidadosa. Nada de exagerar no sal, no açúcar e em pratos muito gordurosos. A hidratação também merece atenção especial. Além desses cuidados básicos, não devemos cair em tentação e acabar exagerando nas guloseimas, geralmente gostosas, é verdade, mas muito calóricas.

Veja algumas dicas para não exagerar nas festas juninas e aproveite!

– Não ir com o objetivo de comer e beber apenas. Se você está de dieta, não deve se esquecer disso simplesmente por estar em uma festa. Pense em brincar, dançar muito e faça da comida um complemento e não o ponto central do evento.
– Alimente-se de forma leve durante o dia. No dia da festa coma muitas frutas, legumes e alimentos integrais. Eles mantêm o estômago ocupado por mais tempo, e isso ajuda a segurar a fome e evitar exageros.
– Antes de sair de casa, faça um lanche leve e saudável. Chegar com fome não vai ajudar em nada a sua dieta.
– Capriche na malhação no dia da festa. Faça um tempinho extra de exercícios aeróbicos. Isso serve também para o dia seguinte.
– Como não dá para não comer, faça o seguinte: ao chegar, dê uma voltinha e selecione um prato salgado e uma opção de doce para comer. Nada de parar em cada uma das barraquinhas e comer de tudo. A melhor opção é escolher o seu salgado e doce favoritos, comer devagar e saboreando cada pedaço.

Conheça o nosso arraiá! Por lá, você encontra opções típicas das festas juninas, todas deliciosas e saudáveis.

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta