TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Dicas saudáveis

Refrigerantes? Por que não os sucos naturais? Seja mais saudável!

Em pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde o consumo de refrigerantes foi apontado como um dos fatores que contribuem para o aumento de peso da população brasileira. O levantamento indicou que 29,8% dos brasileiros consomem refrigerantes pelo menos cinco vezes por semana. Por outro lado, apenas 20,2% ingere a quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde de cinco ou mais porções por dia de frutas e hortaliças.

Por falar em frutas e hortaliças uma das melhores alternativas para deixar os refrigerantes de lado é passar a consumir algo mais saudável como os sucos.  Quem tem o costume de consumir sucos variados de frutas e, até mesmo, com hortaliças frescas, usufrui de diversos benefícios para saúde. Os refrigerantes não devem fazer parte da rotina diária de alimentação, eles não agregam valor nutricional e possuem grandes quantidades de açúcar, sódio e corantes artificiais.

Os sucos de frutas naturais são totalmente saudáveis, mas também precisam ser consumidos com responsabilidade. Em excesso, eles podem atrapalhar uma dieta de emagrecimento pelo seu valor calórico ou interferir na glicemia de pacientes diabéticos, mas tirando esses e outros casos muito específicos, os sucos são totalmente indicados para uma alimentação saudável. Eles são ótimas opções, por exemplo, para serem consumidos no café da manhã ou no lanche matinal. Uma boa dica é preparar um suco de frutas e incluir cereais para induzir mais saciedade, além disso, se você preferir adoçar, use os adoçantes naturais.

Outro cuidado importante com os sucos é consumi-los no momento do preparo, do contrário eles podem perder propriedades. Um suco de laranja feito de manhã para ser consumido à tarde, por exemplo, já não terá a mesma quantidade de vitamina C que ofereceria no período da manhã, ainda que fique armazenado na geladeira.  Além dos sucos, é importante o consumo da fruta propriamente dita, elas proporcionam grandes quantidades de fibras que são ótimas para o funcionamento do intestino e promovem a saciedade.

No geral os sucos proporcionam várias vantagens para o organismo, isso não quer dizer que devemos abolir completamente os refrigerantes, mas é importante termos a consciência do consumo responsável. Além disso, na preparação dos sucos você pode usar a imaginação e testar novos sabores. Para manter o seu suco o mais saudável possível e aproveitar o maior número de qualidades que ele pode oferecer, siga nossas dicas:

- Aproveite todas as partes da fruta, inclusive a casca e o bagaço, que são ricos em fibras. - Não coe o suco, pois grande parte das fibras contidas serão desperdiçadas. - Consuma-os imediatamente após o preparo, já que características sensoriais (como textura, sabor e odor) e nutrientes não serão conservados muito tempo após o preparo.

compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Light ou diet? Eis a questão de muita gente que deseja emagrecer

Outra dúvida muito comum entre os que não veem a hora de perder uns quilinhos e ficar com a saúde em dia e de bem com a pró

Leia mais

Cardápio Saudável para a Melhor Idade

A dieta saudável está indicada em todas as idades, mas é um fator ainda mais importante para a terceira idade. Pensando nessa

Leia mais

Que adoçante devo usar?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre que tipo de adoçante devem usar. Também é comum ouvir comentários sobre ev

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00