Refeições vegetarianas para um almoço saudável e delicioso

Muitas pessoas sentem vontade de incluir refeições vegetarianas na sua rotina, mas têm dúvidas se o hábito pode realmente contribuir para uma alimentação mais saudável. Se esse é o seu caso, saiba que a escolha traz sim diversos benefícios para o organismo como um todo.

A dieta vegetariana é suficientemente rica em fibras, proteínas e nutrientes importantes para o nosso corpo funcionar da melhor forma. E, claro, há ainda o bônus de contribuir com o meio ambiente e facilitar a perda de peso. Ou seja, não faltam motivos para escolher refeições vegetarianas e experimentar um almoço mais saudável e saboroso.

Mas, antes de mudar a sua rotina alimentar, precisamos entender que existem alguns tipos diferentes de dieta vegetariana com características próprias. Continue a leitura e confira!

O que é uma dieta vegetariana?

A dieta vegetariana é conhecida por excluir qualquer tipo de carne da alimentação, tanto bovina, suína, de aves ou peixes. Mas essa não é uma regra, pois existem algumas formas diferentes de vegetarianismo, o que também diferencia as restrições em cada escolha.

Conheça os tipos mais comuns de dieta vegetariana:

  • Dieta ovo-lacto-vegetariana: exclui carne, peixe e aves da alimentação, mas permite ovos e produtos lácteos;
  • Dieta lacto-vegetariana: carne, peixe, aves e ovos não são permitidos, mas produtos lácteos sim;
  • Dieta Ovo-vegetariana: não contém carnes, peixes, aves e produtos lácteos, mas inclui os ovos;
  • Dieta Pescetária: não permite carnes e aves, mas os adeptos comem peixe e, às vezes, ovos e laticínios;
  • Dieta Vegana: exclui carnes, peixes, aves, ovos e laticínios, além de outros produtos derivados de animais, como o mel e a cera. Além da alimentação, também não consomem insumos em geral no estilo de vida, como cosméticos e roupas que tenham sido feitos ou testados em animais;
  • Dieta flexível: caracterizada por ser predominantemente vegetariana mas, ocasionalmente, a pessoa consome carne, peixe ou frango.

Dieta vegetariana é rica em nutrientes e traz benefícios para saúde

Com a exclusão das carnes da alimentação, a dieta vegetariana costuma aumentar o consumo de frutas, legumes, verduras, oleaginosas e fibras, uma combinação importante para uma rotina alimentar saudável e com mais nutrientes.

Além disso, a dieta vegetariana traz benefícios importantes para a saúde a longo, como:

  • Diminuição dos níveis de açúcar no sangue

Com a exclusão de carnes e aumento do consumo de grãos integrais e fibras, o organismo tem mais facilidade para reverter a diabetes, já que a base alimentar do vegetarianismo ajuda a manter os níveis de açúcar mais baixos no sangue.

  • Menor risco de desenvolvimento de doenças cardíacas

Ao consumir menos carne, a quantidade de gordura saturada ingerida também diminui – assim como a pressão sanguínea e o colesterol. Com isso, os adeptos da dieta vegetariana são menos propensos a desenvolver doenças cardíacas.

  • Reduz as dores de artrite

Muitas pessoas nem imaginam, mas a artrite é uma inflamação no corpo que, muitas vezes, pode piorar com o consumo de produtos de origem animal e derivados do leite. Com a inclusão de mais vegetais e uma alimentação rica em bactérias boas, como propõe a dieta vegetariana, os processos inflamatórios da artrite diminuem.

  • Melhora no condicionamento físico

Outro ponto positivo da dieta vegetariana é o seu impacto no condicionamento físico, com um aumento da resistência. Isso acontece porque o aumento de consumo de vegetais e diminuição na ingestão de gorduras saturadas é bastante benéfico para o funcionamento das artérias do corpo.

Deseja incluir refeições vegetarianas na sua alimentação? Saiba como começar!

Para usufruir dos benefícios da dieta vegetariana, um cuidado fundamental é garantir que o aporte necessário de nutrientes esteja no prato. O primeiro passo é consultar um profissional de nutrição para receber algumas informações necessárias para que a dieta seja balanceada e supra todas as suas necessidades nutricionais.

Especialmente porque a exclusão de carnes da dieta pode prejudicar a absorção de proteínas e minerais importantes, se o alimento não for substituído da forma correta. O consumo de proteínas é fundamental para ter músculos saudáveis, além de auxiliar na produção do sangue até o tecido conjuntivo.

O nutriente também desempenha um papel importante na produção de anticorpos e enzimas. A boa notícia é que existem inúmeras fontes de proteína vegetal na natureza que suprem a necessidade do corpo humano e são muito mais saudáveis.

Uma dica importante é começar aos poucos para que o seu organismo e seu paladar se acostumem à nova rotina. Uma alternativa é substituir uma das principais refeições e caprichar na variedade do prato que, além de colorido, também deve reunir os principais grupos alimentares (grãos, carboidratos, leguminosas, vegetais, proteína vegetal, oleaginosas e óleos vegetais).

Invista na praticidade das refeições congeladas

Uma das formas de usufruir dos benefícios da dieta vegetariana com mais praticidade é apostar nas refeições congeladas saudáveis. Além de ter sempre um prato pronto quando se está sem muito tempo, ou surge aquela “preguiça” de cozinhar, você ainda garante uma opção rica em vitaminas e nutrientes.

Uma das empresas especializadas nesse nicho é a Congelados da Sônia que tem um cardápio com refeições vegetarianas elaborado por uma nutricionista. Além do cuidado em preparar pratos deliciosos (esqueça aquela história de que comida vegetariana é “sem graça”), a empresa também tem um criterioso processo com a segurança dos alimentos e congelamento rápido, para preservar o sabor caseiro e os nutrientes.

Confira algumas opções de refeições vegetarianas da Congelados da Sônia:

Lasanha de berinjela e proteína de soja com leve sabor de azeitona, coberta com lascas de queijo mussarela sem lactose.

Legumes e cogumelos, ao creme de castanha de caju, com arroz integral e espinafre.

Feijoada de feijão branco, abóbora japonesa, palmito, mandioquinha, vagem, chuchu, abobrinha e brócolis acompanhado de arroz com cúrcuma (açafrão) e couve mineira bem fininha.

Nossa Torta Souflê de Legumes é uma omelete recheada com muçarela sem lactose, cenoura, aspargos, tomate, champignon e azeitona picada.

Acelga recheada com creme de abóbora, ovo mexido, enriquecido com suculentos pedaços de alcachofra, coberta por molho de tomate caseiro, salpicado com castanha de caju.

Delicioso arroz cremoso ao dente ao nosso consagrado molho ao funghi secchi enriquecido com aspargos verdes e parmesão.

Mix de Vegetais (aipo, abobrinha, chuchu e couve-flor) com tofu e aquela couve bem fininha.

Levíssima massa a base ricota com molho cremoso de espinafre. Salpicado com parmesão e gergelim torrado.

Para conferir mais opções deliciosas de refeições vegetarianas da Congelados da Sônia, clique aqui.

Nutricionista Gabriela Marcelino

Gabriela Marcelino
Nutricionista responsável técnica na Congelados da Sônia LTDA. Graduada pelo Instituto Metodista Bennett, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), especialista em Gestão da Segurança de alimentos na cadeia produtiva de alimentos e bebidas pelo Instituto Senai de Educação Superior, Técnica com formação especial em processamento de frutas e hortaliças pelo antigo Centro Nacional de tecnologia de produtos alimentares/Senai

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