Reeducação alimentar: descubra como se organizar para começar
Categorias:

24 outubro, 2022

Reeducação alimentar: descubra como se organizar para começar

Quando o assunto é reeducação alimentar, é comum associar esse tema a um grande esforço para comer apenas refeições saudáveis e em pequenas quantidades. A verdade é que uma rotina regrada com alimentação saudável depende de uma série de fatores que vão além da ideia de comer pouco e somente verduras, frutas e saladas. De início, é relevante compreender que o corpo humano precisa de uma série de nutrientes e vitaminas que estão presentes nos mais diversos alimentos. Deixar de ingerir alguns deles afeta a saúde, o bem-estar e a disposição. Quer saber mais sobre reeducação alimentar e como começar esse processo no seu dia a dia? Continue a leitura!

Entenda o que é reeducação alimentar

O primeiro passo para começar uma rotina de reeducação alimentar é entender o que isso significa. No momento em que alguém decide reeducar seus hábitos alimentares, isso significa investir no propósito de nutrir o corpo de uma forma saudável e constante. Sobretudo, como o ato de comer diz respeito a um comportamento rotineiro que não costumamos pensar sobre, sempre que falamos em reeducação alimentar, é preciso incorporar uma nova forma de enxergar as refeições diárias. Os alimentos não servem apenas para satisfazer uma necessidade básica, eles são os responsáveis por manter o corpo humano em pleno funcionamento e equilíbrio. À medida que essa afirmação é considerada, fica mais fácil olhar para as refeições com a relevância necessária.

Quando iniciar a reeducação alimentar

Os motivos pelos quais alguém começa a reeducação alimentar podem variar. Há quem queira emagrecer e por isso está priorizando refeições saudáveis; pacientes que passaram por algum tipo de cirurgia e estão em processo de recuperação; ou ainda quem está treinando e quer ganhar massa muscular. Cada uma dessas motivações é diferente e demanda refeições distintas umas das outras. A nossa dica é buscar um profissional capacitado da área, como um nutricionista, que saberá indicar quais alimentos podem compor cada refeição, dependendo do objetivo do paciente. A ida ao médico precisa estar em dia também.

Como organizar uma rotina de alimentação saudável

Depois de compreender os benefícios da reeducação alimentar e o que é necessário nesse processo, vamos listar como colocar esse objetivo em prática.
  • Defina o cardápio:
Das possibilidades de alimentos saudáveis, quais você mais gosta? Entre essas opções, organize as refeições de acordo com as suas preferências.
  • Faça as refeições sempre nos mesmos horários:
Manter o propósito da reeducação alimentar também passa pela organização do horário das refeições. De acordo com a sua rotina, defina os horários de café da manhã, almoço e lanche e os mantenha ao longo da semana. Ainda sobre essa questão, comer a cada três horas também é imprescindível para evitar longos períodos de jejum. As frutas são ótimas escolhas entre as refeições.
  • Compre kits de refeições prontas
A jornada de trabalho e outros compromissos diários são os maiores obstáculos para concretizar a reeducação alimentar. Diante de todas essas responsabilidades, priorizar a alimentação pode não ser a principal escolha. É por esse motivo que a compra de kits com refeições prontas é uma alternativa assertiva, já que conta com diversas opções de pratos que não demandam horas de preparo. As refeições da Congelados da Sônia são preparadas com alimentos frescos, diversos e cheios de sabor. Acesse o site para saber mais!