Quinoa: saiba tudo sobre o grão que caiu no gosto das brasileiras

Não é à toa que a quinoa vem ganhando espaço na mesa dos brasileiros. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação elegeu 2013 como o Ano Internacional deste grão.

Amplamente consumida na região dos Andes, ela é, na verdade, considerada um pseudo cereal. Isto é, ela possui os mesmos nutrientes que os cereais propriamente ditos, como arroz e trigo, mas suas características de plantio e crescimento são diferentes.

A quinoa é uma fonte de proteína de alto valor biólogo, ou seja, possui todos os aminoácidos essenciais e é comparável à proteína de origem animal. Segundo Jaime Amava Farfan, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Universidade Estadual de Campinas (SP), o grão tem a quantidade ideal de calorias, gorduras de boa qualidade nutricional e carboidratos.

Rica em fibras, a quinoa induz a saciedade, fazendo dela um auxiliar da dieta. E os fitoestrogênios, substâncias naturais que “imitam” a ação do estrogênio no organismo, ainda combatem os sintomas da TPM e da menopausa.

Suas quantidades significativas de ômega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Ela ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção da osteoporose por ter grande quantidade cálcio.   É um excelente alimento também para a prevenção da hipertensão ou como parte da dieta de hipertensos porque é rica em minerais como magnésio e potássio que, juntamente com o cálcio, contribuem para a redução dos níveis pressóricos.

E nós que estamos sempre ligados nas novidades para a sua saúde não perdemos tempo e já incluímos um prato super especial em nosso cardápio, o Risoto Gourmet de Quinoa. Para aproveitar todos os benefícios não só da Quinoa, mas também dos outros ingredientes bem a tempo do dia dos namorados. Confere lá!

Postagens Relacionadas

2 Respostas

  1. sheila luna freire
    | Responder

    Eu ja estou adicionando a quinoa em minhas refeicoes. Estou colocando-a sobre as frutas e ao iogurte.

    • Congelados da Sônia
      | Responder

      Olá, Sheila!

      Essa é uma ótima maneira de incluir a quinua em seu cardápio e uma boa alternativa para acrescentar mais proteínas, fibras e ferro a refeições como o café da manhã, por exemplo.

      As frutas oferecem vários benefícios para o corpo, que você pode conferir nesse texto aqui: http://bit.ly/19S0kY4

      E o iogurte é excelente para a beleza da pele, além de regular as funçõees intestinais e ajudar no funcionamento de todo o aparelho gástrico.

      Se você está em uma dieta de emagrecimento, tente o desnatado que tem uma redução dos teores de calorias e gorduras =)

Deixe uma resposta