Quero emagrecer: devo comer mais fibras?




Que tipos de nutrientes devem ser privilegiados na dieta de quem está querendo emagrecer? Fibras, por exemplo, são importantes nesse sentido?

Todos os grupos de nutrientes devem ser consumidos em uma dieta equilibrada e diversificada. Para quem está em processo de emagrecimento ou reeducação, as fibras são um caso à parte. Elas funcionam como reguladoras do apetite, pois atuam diretamente na saciedade. Melhoram, ainda, o funcionamento intestinal, mas para que isso ocorra perfeitamente, o consumo de água deve ser um aliado.

Carboidratos e proteínas também devem ser priorizados em quantidades ideais, de acordo com cada indivíduo. Já a gordura, considerada a maior vilã das dietas de emagrecimento, tanto no excesso quanto na escassez, deve ser acrescentada em quantidades controladas à dieta. O excesso leva ao ganho de peso e a falta leva a problemas de prisão de ventre e à diminuição da ingestão das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K).

Ingira sim muitas fibras se você deseja emagrecer, e, é claro, procure um nutricionista ou nutrólogo de sua confiança para que ele lhe indique a dieta mais adequada para o seu organismo (tipo de metabolismo etc.) e para os seus objetivos de perda de peso.

Deixe uma resposta