Quer saber o que comer à noite de forma saudável e leve? Veja opções aqui!

A preocupação de muitos é saber o que comer à noite e até mesmo se é saudável comer no jantar para ter uma boa noite de sono. As últimas refeições do dia são tão importantes como as outras, sendo totalmente possível ingerir alimentos leves e nutritivos, que não dificultem a digestão.

Segundo especialistas, o mais importante é evitar alimentos industrializados não saudáveis, lendo os rótulos com atenção para escolher bem os alimentos. A grande questão dos alimentos prontos, embutidos e lanches é que existem opções que não fazem bem para a saúde e podem contribuir para o ganho de peso.

Contudo, sabemos que o cansaço da correria do dia pode ser um impeditivo para o preparo de refeições realmente saudáveis. Por isso, hoje vamos te mostrar o que comer à noite, com opções diversas e muito saborosas.

Por que é tão importante saber o que comer à noite?

Nosso organismo funciona como um relógio, que entende exatamente qual é a hora de dormir e acordar. Por consequência, isso quer dizer que é nesse período que nossa pressão começa a baixar, o ritmo a diminuir e as funções básicas do corpo começam a entrar num estado de descanso.

Mas o que isso significa? Bom, estudos mostram que ingerir alimentos gordurosos, com alto teor de sal, cafeína, doces e carne vermelha em excesso dificulta a digestão.

Ao invés do organismo descansar, ele estará trabalhando mais para processar a comida ingerida. Como resultado, podemos ter aquela sensação incômoda de não ter conseguido dormir direito, além da possibilidade de ter inchaço e mais estresse.

Por isso, ao se perguntar: o que comer à noite? Lembre-se de optar por um cardápio leve e equilibrado. Você precisa estar saciado, mas também deve lembrar que deve dormir bem.

Para ter um boa noite de sono, os nutricionistas recomendam jantar cerca de duas a três horas antes de dormir. Assim, o corpo tem tempo suficiente para fazer a digestão corretamente.

Alimentos que podem ser consumidos no jantar

  • Sopas e caldos: Têm baixo teor calórico e são extremamente nutritivas. Especialmente para comer à noite, são pratos leves e com muita variedade. Escolha versões com vegetais e lembre-se de não acrescentar sal e nem muita gordura.
  • Chá de erva-doce ou camomila: Possuem efeito calmante. São fáceis de encontrar em lojas de produtos naturais e até mesmo supermercados. Tomar à noite ajuda a relaxar, mas cuidado com o açúcar. O ideal é ingerir o líquido sem adição de adoçantes.
  • Frutas: Elas são válidas para todas as refeições! Fornecem boa quantidade de vitaminas e minerais. Nossa dica é apostar em opções como abacaxi, maçã e melão. Se gostar, combine-as com cereais.
  • Aveia: Por falar em cereais, a aveia é fonte de vitamina B6, que ativa o triptofano, um aminoácido que ajuda no sono.
  • Saladas: Além de serem ricas em nutrientes, são fáceis de preparar e proporcionam uma digestão rápida. Combine diversos tipos de folhas e tempere com equilíbrio, principalmente no sal. Para torná-la uma refeição completa adicione uma proteína magra, ovo, queijo minas ou peito de frango sem pele.
  • Por último, mas não menos importante: ÁGUA! Não esqueça de se manter hidratado para manter a saúde em dia e o corpo em equilíbrio.

Mais praticidade no dia a dia

A gente sabe que nem sempre temos disposição para ir ao mercado, selecionar os melhores alimentos e depois cozinhar. Por isso, empresas como a Congelados da Sônia são aliadas para a rotina e para a saúde, já que equilibram proteínas, vegetais e carboidratos nas refeições.

Seguindo todos padrões de higiene e qualidade, os alimentos são preparados respeitando as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Receitas saudáveis para o jantar: nossa sugestão de cardápios

Com o suporte de nutricionistas e especialistas em alimentação, os cardápios são pensados especialmente para quem não sabe o que comer à noite, mas está em busca de opções saudáveis.

São três opções práticas, bem temperadas e leves para comer bem na hora do jantar. Olha só!

Kit Jantar Tradicional Saudável 7 dias

 

A melhor escolha para a saúde da sua família! Feito com ingredientes saudáveis, esse pacote inclui sete refeições práticas, leves e saborosas.

  • Estrogonofe de Carne;
  • Frango de Blusinha;
  • Espaguete à Bolonhesa;
  • Bolo de Batata;
  • Frango ao Requeijão;
  • Caldo Verde com Paio.

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Kit de Sopas para o Jantar 7 dias

Não tem problema se você preferir uma dieta líquida para comer na janta. Esse Kit oferece opções para uma semana de refeições repletas de nutrientes e sabor!

  • Cassoulet;
  • Sopa Tropical de Abóbora;
  • Sopa de Mandioquinha (Batata Baroa);
  • Canja De Galinha;
  • Sopa de Ervilha;
  • Minestrone;
  • Caldo Verde com Paio.

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Kit de Sopas para o Jantar 5 dias

Parecido com o kit de sopas citado anteriormente, também tem uma opção menor, com cinco refeições, para comer à noite. Tudo preparado com muito capricho pela equipe da Congelados da Sônia! Inclui:

  • Sopa de Milho com Frango e Couve;
  • Sopa de Legumes com Carne Low Carb;
  • Cassoulet;
  • Sopa de Batata com Agrião;
  • Caldo Verde.

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