21 dezembro, 2011
Que tal organizar seu Natal de forma sustentável?
Atualmente temos ouvido bastante as palavras reduzir, reutilizar e reciclar, mas o que realmente podemos fazer a respeito? Pequenos gestos podem ajudar a diminuir as montanhas de lixo nos centros de tratamento de resíduos. Em épocas festivas o volume de lixo gerado aumenta significativamente: são várias sacolas, embrulhos de presentes e embalagens de gêneros alimentícios.
Se não existe no seu bairro a coleta seletiva, você poderá colaborar com o planeta pelo menos separando duas lixeiras na sua casa: uma para o lixo orgânico e úmido, tais como, restos de alimentos, cascas de frutas, papel higiênico, resíduos que não poderão ser reutilizados e reciclados. E outra para o lixo que pode ser reutilizado ou reciclado, tais como, embalagens plásticas, vidro, papel e papelão, latas, entre outros.
Esse material/resíduo seco, não pode conter restos de alimentos, por isso a separação deve ser bem criteriosa. Outra dica é utilizar sacos de lixo transparentes, para tornar a identificação do conteúdo mais fácil pelo catador.
Você já experimentou observar o que acontece com o lixo depois que ele deixa a sua casa? Saiba mais sobre a campanha “Separe o Lixo e Acerte na Lata”, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social. A campanha quer estimular os brasileiros a separar em casa o lixo seco do lixo úmido.
Não esqueça: Reduzir- Consumir somente o necessário;
- Consumir produtos reutilizáveis;
- Consumir produtos mais duráveis.
- Reaproveitar materiais;
- Fazer circular materiais que ainda possam servir a outra pessoa;
- Usar embalagens retornáveis;
- Desenvolver e apoiar atividades de recuperação e conservação.
- Separando o lixo seco do lixo úmido.
Saiba mais em http://www.separeolixo.com/ e faça sua parte!
Notícias relacionadas