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Dicas saudáveis

Qualidade e quantidade na alimentação

Alimentação Saudável

Mudar o estilo de vida não é fácil, se fosse fácil todo mundo praticaria atividade física, não comeria frituras e jamais estaria acima do peso. Mas quando aprendemos que o grande lance é mudar a qualidade nutricional do que comemos e não a quantidade, vamos percebendo que não é tão complicado e impossível quanto parece. Todo mundo que alguma vez já precisou fazer dieta na vida, sabe o quanto é difícil ficar sem comer o alimento de que gosta, o doce preferido então nem se fala. Mas será que é preciso ser tão radical e cortar alimentos que dão prazer no dia a dia e se ver obrigado a consumir somente o que está na “dieta” prescrita?!

Mudar a qualidade nutricional da dieta é a melhor opção para quem quer mudar a alimentação para a vida toda e não somente por um período de tempo. É tomar conhecimento das calorias dos alimentos, os que contêm muitas calorias devem ser consumidos em porções menores, com parcimônia. Ao ponto que outros são livres para serem consumidos em maiores quantidades. O ideal é conciliar estes grupos e tornar o período de dieta (Melhor dizendo, reeducação alimentar) para a vida toda. Ou seja, mesmo que você demore mais um pouco para chegar ao peso ideal, vai fazer isso sem perder o prazer de comer. Claro que a forma como se prepara o alimento também deve ser levada em consideração, não adianta fritar um alimento que seria saudável e de baixa caloria, aí é que entra a culinária light.

Lembre-se, fritou, dobrou ou triplicou as calorias!

E pouco a pouco, você vai perceber que está comendo uma quantidade maior de alimentos sem aumentar as calorias consumidas ao longo do dia. Saladas não devem ser sem graças, você pode incrementá-las com molhinhos leves e deliciosos. Por exemplo, o iogurte desnatado pode ser usado como base para criar versões saudáveis e com poucas calorias para as saladas, você pode misturá-lo com manjericão, cebolinha, mostarda, shoyo, hortelã e outras ervas do seu gosto. A maçã pode ser picada e adicionada de vinagre de maçã e azeite, para quem aprecia versões agridoces. Já o shoyo pode ser utilizado diluído em água (pois contêm muito sódio), com azeite e salpicado com cebolinha verde.

Já os legumes cozidos podem ficar muito mais saborosos quando cozidos no vapor, porém se forem temperados antes com alho, cebola, orégano e sal, ficarão muito mais saborosos. Agora para quem não é fã de saladas nem de legumes cozidos a dica é preparar suflês de vegetais alternados incrementados com queijinho branco.

Já para quem não consegue comer legumes da forma tradicional, isso não é desculpa, pois estes podem fazer parte sopas, cremes, purês, incrementados num guisado de carne bovina ou frango.

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