logoblog

Qual é o papel da alimentação na saúde dos ossos

A alimentação possui um papel extremamente importante para a saúde dos ossos, já que é por meio dos alimentos que conseguimos fornecer ao sangue os nutrientes necessários para aumentar a nossa massa óssea.

Com o passar do tempo, gradualmente, os ossos vão perdendo sua densidade. Esse processo pode se tornar mais acelerado caso a pessoa tenha uma alimentação inadequada e hábitos de vida não saudáveis.

Incluir na alimentação alimentos ricos em cálcio, como leite, iogurte, queijo, gergelim e vegetais verde escuros, como couve, espinafre, agrião, brócolis, ajuda a evitar esse processo de perda óssea.

É importante ressaltar também que a vitamina D é essencial para absorção do cálcio, por isso, a recomendação de se expor ao sol diariamente garante bons níveis de vitamina D ao corpo.

Outros nutrientes como magnésio, fosforo e colágeno também são necessários para saúde óssea, pois eles têm a função de transportar o cálcio para os ossos, aumentar a qualidade dos ossos e mantê-los mais fortes.

Nesse sentido, alguns alimentos para incluir na alimentação são: sardinha, atum, salmão, fígado, grão-de-bico, lentilha, feijão, ervilha e cogumelos.

Evite certos hábitos

Outra dica é evitar certos hábitos como o excesso do consumo de sódio.

A abundância de sal na alimentação compromete a absorção de cálcios e por isso usar saleiro a mesa, consumo de temperos industrializados, excesso de frituras e salgadinhos e fast foods devem ser evitados.

E lembre-se sempre que a prática de atividade física impacta positivamente na saúde dos ossos, pois os exercícios aumentam a massa óssea para que o corpo consiga aguentar os esforços da atividade.

Por fim, aderir hábitos de vida saudáveis, controlar o peso corporal e ter uma alimentação equilibrada são os pilares para evitar doenças e manter a sua saúde em dia.

Procure sempre orientação correta e individualizada!

nutricionista PRISCILLA BENIGNO

PRISCILLA BENIGNO
NUTRICIONISTA – CRN: 17100764
(21) 99425-5646

2 Respostas

  1. Renata
    | Responder

    Amei!
    Clara e objetiva 👏🏻👏🏻👏🏻
    Contribuindo com informações para o nosso dia a dia.

    • Fernanda Pimenta
      | Responder

      Olá Renata, tudo bem?
      Ficamos felizes em saber que gostou do conteúdo!

Deixe uma resposta