Qual a diferença entre dieta e reeducação alimentar?

Dieta é a privação com fins terapêuticos de determinados alimentos, por exemplo: a restrição de sódio para pacientes hipertensos, a restrição de carboidratos simples para diabéticos e a restrição de potássio para os pacientes renais.

Outro tipo de dieta que tem sido muito falada é a dieta cetogênica, onde há severa restrição de carboidratos e grande aporte de proteínas e gorduras, podendo ter como um dos objetivos a melhora de quadros epiléticos.

A dieta low carb é uma composição de grande quantidade de proteínas e gorduras e pouca quantidade de carboidratos, muito utilizada por praticantes de atividade física com a intenção de aumento de massa muscular, além de ser muito usada como dieta para emagrecer rapidamente.

Todas essas estratégias dietéticas devem ser orientadas por um profissional nutricionista e uma das questões mais importantes é saber por quanto tempo pode-se ou deve-se realizar determinada dieta.

O que é reeducação alimentar?

Já a reeducação alimentar tem o objetivo de prevenir futuras patologias visando a saúde integral do indivíduo, ou seja, a manutenção do peso adequado, o bom funcionamento do intestino, a boa disposição física e mental e o aporte adequado de nutrientes, evitando também o acúmulo de metais pesados.

Para isso, é preciso levar em consideração que nossa saúde é influenciada pela interação entre genética e meio ambiente.

Assim, alguns fatores ambientais como alimentação, estresse, saúde intestinal e exposição a xenobióticos (compostos químicos estranhos ao organismo ou ao sistema biológico, como metais pesados e conservantes de alimentos, por exemplo), interferem na nossa saúde e no funcionamento correto dos sistemas biológicos.

Além disso, realizar uma reeducação alimentar de acordo com a individualidade e a bioquímica de cada um aumenta as chances de melhorar o desempenho cognitivo e da memória.

A boa alimentação favorece uma perfeita nutrição do corpo e essa é a chave para a longevidade positiva.

Com o acompanhamento e orientação de um nutricionista, tanto na dieta quanto na reeducação alimentar, é possível colher frutos de bem-estar, saúde, equilíbrio e vitalidade.

Entenda a diferença entre dieta e reeducação alimentar e saiba qual a melhor forma de emagrecer.

Dra. Rosália Kehdi
Nutricionista funcional
Fitoterapeuta
CRN: 09100886-4

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta