Qual a diferença entre comida diet, light, funcional, low carb e fit?

Procurando por uma nova dieta, mas ainda não sabe a melhor opção para você? Calma, ficar em dúvida é bastante comum, afinal, as opções de comida aumentaram bastante e as dietas estão cada vez mais diversificadas.

Cada uma delas tem um objetivo específico, que vão desde dietas para quem tem algum quadro clínico até para aqueles que desejam melhorar o rendimento nos treinos.

Para te ajudar a escolher a gastronomia que mais atende o seu paladar e objetivo, elencamos as diferenças entre as refeições diet e light e a gastronomia funcional, low carb e fit!

Comida diet X Comida Light

A principal diferença entre os dois alimentos é que a comida diet é direcionada a públicos mais específicos, como as pessoas que possuem diabetes ou hipertensão, por exemplo.

Os alimentos diet são formulados para se adequar a pessoas com quadros clínicos, por isso, podem ser sem açúcar ou com restrição de sódio e gordura. Entretanto, pode fazer parte da dieta de quem procura uma vida mais saudável também!

As comidas light são menos direcionadas, todo alimento que possui no mínimo 25% de redução calórica, em comparação com a versão comum, já é considerado light. Esses alimentos têm o teor de sódio, açúcares, gorduras ou colesterol.

Ambos os alimentos podem ser consumidos por todos que buscam por reeducação alimentar, mas as comidas diet são sempre mais restritas sendo preciso ficar de olho nos ingredientes utilizados para repor a ausência de outros.

Comida Funcional x Comida Fit x Low Carb

A comida funcional agrega diversos benefícios à saúde que vão além das funções nutricionais básicas e esses alimentos podem, por exemplo, reduzir o risco de doenças crônicas como câncer e diabetes. Entretanto, é preciso consumi-los regularmente para aproveitar os benefícios.

Os alimentos funcionais incluem vegetais, frutas, cereais integrais e muitos outros. Outra característica da dieta funcional é substituir parte do consumo de carne bovina, embutidos e alimentos à base de carne vermelha pela soja e seus derivados.

Os peixes também fazem parte dos alimentos funcionais, pois são ricos em ômega 3 que é um nutriente essencial para manter a saúde em dia.

Já a comida fit, é uma dieta direcionada para quem quer melhorar o desempenho durante as atividades físicas, visto que, é preciso consumir alimentos específicos para isso.

Os alimentos fitness priorizam as refeições com menos açúcar e calorias, enquanto fornecem mais proteínas, incluindo nutrientes e fibras em sua composição. Essa alimentação também precisa ser regular, pois ela ajudará a alcançar os objetivos estéticos associados a uma rotina de exercícios físicos.

Assim, as comidas fit dão mais energia para os treinos e seus ingredientes conseguem moldar o corpo conforme a prática de atividade física.

Já a famosa dieta Low Carb, apesar de ser conhecida pelo seu grande potencial de emagrecimento, também oferece muitos benefícios para quem quer reduzir a pressão arterial, açúcar no sangue, triglicerídeos, além do aumento do colesterol bom.

Como essa dieta sugere uma diminuição dos carboidratos (normalmente 40% do que é ingerido no dia), a reeducação alimentar com base na Low Carb prioriza os carboidratos de baixo índice glicêmico, dessa forma, a dieta garante que o glicogênio não seja armazenado no fígado e nas fibras musculares, causando o emagrecimento.

Apesar de ser muito conhecida entre o universo fitness, os alimentos low carb não tem o objetivo de melhorar o desempenho das atividades físicas, mas sim, melhorar a alimentação de quem tem o objetivo de emagrecer de maneira saudável.

Onde encontrar comidas fit, funcionais, low carb, diet e light?

Agora que você já sabe as diferenças entre as comidas diet, light, funcionais, low carb e fit, que tal conhecer alguns pratos dessas dietas?

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