Quais são as frutas indicadas para a dieta low carb?

O termo low carb high fat significa baixo em carboidrato e alto em gorduras.

Nesta estratégia nutricional, nós reduzimos a ingestão de carboidratos (que é a nossa primeira fonte de produção de energia) e aumentamos a de gorduras para que estas sejam o novo “combustível” do nosso corpo.

Com esta mudança, o organismo utiliza seu próprio estoque de gordura para produzir energia, junto ao o que ingerimos através da alimentação.

Para que ocorra esta mudança, devemos restringir o consumo de alimentos ricos em amido, como:

  • Arroz;
  • Feijão;
  • Grãos como grão de bico, trigo, cevada etc.;
  • Tubérculos como batatas, inhame, mandioca etc.;
  • Farináceos como pães, macarrão, biscoito, bolo, entre outros.

O açúcar não deve entrar nesta estratégia pois é uma fonte riquíssima em carboidratos do pior tipo, o simples, que é convertido em açúcar de forma muito rápida.

As frutas possuem a frutose, que é um tipo de açúcar natural, também considerado carboidrato. Por mais que sejam naturais, neste protocolo deve-se evitar o consumo das mais doces para que esse açúcar não atrapalhe a conversão energética.

Assim, as frutas que são praticamente zero carboidrato são coco e abacate.

Outras frutas que podem ser consumidas com moderação de quantidade, mas com alta frequência e variedade na dieta low carb são:

  • Morangos;
  • Frutas vermelhas, como framboesa, blueberry e amora;
  • Limão;
  • Maracujá;
  • Ameixa vermelha;
  • Kiwi.

Os benefícios de se consumir frutas em qualquer estratégia alimentar são as grandes quantidades de compostos bioativos, além de vitaminas e minerais.

As frutas também são ricas em antioxidantes, o que ajuda a fortalecer o sistema imune e a prevenir algumas condições infecciosas, como gripes e resfriados, envelhecimento celular e até alguns tipos de câncer.

Ainda são ricas em fibra e água, ajudando no bom funcionamento do intestino, e podem ajudar a emagrecer, já que suprem a necessidade (e a vontade) de comer doces.

Alguns tipos, apesar de também serem saudáveis, devem ser evitadas especialmente no primeiro mês de adaptação do corpo à dieta low carb.

Nesta fase, as frutas proibidas são:

  • Banana;
  • Maçã;
  • Pera;
  • Abacaxi;
  • Melão;
  • Melancia;
  • Mamão;
  • Uvas;
  • Tangerina;
  • Caqui;
  • Pitaya;
  • Goiaba.

Nutricionista Jéssica Montenegro

Nutricionista Jéssica Montenegro
Graduanda em nutrição ortomolecular e nutrição funcional

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