Quais as vantagens dos alimentos congelados?
Categorias:

3 novembro, 2022

Quais as vantagens dos alimentos congelados?

Os alimentos congelados são uma maneira acessível de obter sua dose diária de micro e macronutrientes. De fato, famílias que incorporam alimentos congelados em sua rotina normal podem ter uma dieta de melhor qualidade.

Benefícios dos alimentos congelados

Geralmente, os alimentos congelados retêm suas vitaminas e minerais e não há alteração no teor de carboidratos, proteínas ou gorduras. Em alguns casos, os alimentos congelados têm mais vitaminas e minerais do que os frescos, porque os alimentos frescos perdem vitaminas e minerais ao longo do tempo, enquanto o congelamento ajuda a preservar alguns desses nutrientes. Os alimentos congelados podem ser uma maneira conveniente e acessível de incorporar alimentos saudáveis ​​de todos os grupos, incluindo grãos integrais, vegetais, proteínas e laticínios. Além de economizar tempo, os alimentos congelados podem ser um benefício para indivíduos com espaço ou utensílios de cozinha limitados. Não apenas os alimentos congelados podem ter um preço mais acessível, mas também podem ajudar a reduzir o desperdício de alimentos.

Escolhendo com sabedoria

Nem todos os alimentos congelados são iguais – muitos podem ser ricos em gordura saturada, açúcares adicionados e sal. Ao selecionar alimentos congelados, observe o rótulo de informações nutricionais, a lista de ingredientes e evite aqueles com temperos e conservantes químicos adicionados, por exemplo. Ao selecionar refeições congeladas ou alimentos de conveniência, compare os rótulos de informações nutricionais para encontrar opções nutritivas. Lembre-se de que alguns jantares congelados são considerados mais de uma porção, o que significa que você vai dobrar ou triplicar as calorias e os nutrientes listados nas informações nutricionais, se comer o pacote inteiro. Escolha aqueles que têm índices mais baixos de gordura saturada, açúcares adicionados e sal, e mais ricos em fibras, vitaminas e minerais.

Segurança alimentar

Alimentos congelados têm uma vida útil mais longa e podem ajudar a reduzir o desperdício. Congelar os alimentos preserva-os. O processo de congelamento de alimentos retarda o crescimento de bactérias, o que causa deterioração e limita a quantidade de tempo que um alimento é seguro para ser consumido. Portanto, quando os consumidores compram alimentos congelados embalados, eles podem ter certeza de que durarão mais do que os frescos do supermercado e reduzirão o risco de desperdício. Como as famílias procuram maneiras de aumentar o consumo de produtos nutritivos, os alimentos congelados são uma solução fácil. Alimentos preparados, descascados ou picados, e especialmente prontos para o consumo proporcionam comodidade aos consumidores e podem ajudar muitas famílias que não têm tempo ou conhecimento para preparar refeições saudáveis. Além disso, quando os consumidores têm várias opções disponíveis em casa, sua ingestão de produtos é maior. E quando esse alimento já vem em porções, facilita a adesão de eventuais dietas alimentares, sem abrir mão de um alimento saudável e saboroso. Não só os alimentos congelados ajudam a aumentar o consumo de produtos, mas o valor nutricional permanece forte. Estudos conduzidos pela Universidade da Geórgia e UC-Davis, em parceria com a Frozen Food Foundation, descobriram que o valor nutricional de vegetais congelados geralmente é igual ao de suas contrapartes frescas. A pesquisa até revelou que, em alguns casos, o valor nutricional é ainda maior do que seus homólogos frescos. Nutricionista: Iris Lengruber Titulação: Nutricionista, Pós- graduada em Vigilância Sanitária, Mestre em ciências dos alimentos pela UFRJ, Especialista em nutrição oncológica, membro da Sociedade Brasileira de Nutrição em Oncologia (SBNO) e Coordenadora da Pós-graduação em nutrição oncológica da Nutmed. @irislengruber.nutri