Quais alimentos têm carboidratos?

O carboidrato é um macronutriente essencial, pois é a nossa principal fonte de energia. A partir dele nosso corpo obtém a glicose, que é utilizada por todo o organismo, principalmente pelo cérebro, sendo armazenada nos músculos e fígado na forma de glicogênio ou transformada em gordura para ser utilizada quando necessário.

Cada grama de carboidrato fornece 4 calorias. Quando consumidos em excesso, podem aumentar a gordura corporal, além de promoverem aumento dos níveis de açúcar no sangue e maior risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.

Por outro lado, se consumidos em quantidade insuficiente, podem resultar em baixa de açúcar no sangue, irritabilidade, prisão de ventre e cansaço.

Os carboidratos podem ser divididos em dois tipos:

  • Carboidratos simples: são digeridos e absorvidos de forma mais rápida e, sendo assim, elevam a glicose sanguínea rapidamente e não promovem muita saciedade. Estão presentes em alimentos ricos em açúcares como o próprio açúcar de mesa, mel, refrigerantes, tapioca, massas com farinha de trigo refinada, arroz branco, pão branco e doces em geral.
  • Carboidratos complexos: são digeridos e absorvidos de forma lenta, impedindo que a glicose no sangue aumente repentinamente, promovendo energia ao corpo por um maior período de tempo, além de conferir maior saciedade pela presença das fibras. Estão presentes nas versões integrais dos alimentos, como no caso do arroz, pão e macarrão, no grupo dos vegetais, leguminosas (como grão-de-bico, soja, ervilha, lentilha e feijão), e também nas frutas, quinoa, aveia, milho, aipim, inhame, batata e batata-doce.

Outros alimentos que possuem carboidratos em menor quantidade são os laticínios como leite, queijos e iogurtes.

As fibras presentes nos alimentos nada mais são do que carboidratos complexos que não são digeridos pelo nosso organismo, sendo fermentadas no intestino e eliminadas nas fezes.

Elas possuem um papel importante, pois, além de ajudarem na manutenção das funções gastrointestinais e aumentarem a saciedade, também trazem efeitos benéficos quanto ao controle da glicose e dos lipídeos sanguíneos (colesterol e triglicerídeos).

É muito comum o carboidrato ser considerado vilão e por isso ser excluído da rotina alimentar, mas isso é um erro, pois os carboidratos são fundamentais para o adequado funcionamento do nosso organismo.

No caso de pessoas que possuem diabetes e obesidade, os carboidratos devem ser controlados e melhor selecionados, sendo a alimentação composta em sua maioria pelos carboidratos do tipo complexo, enquanto os carboidratos simples devem ser evitados.

Uma boa maneira de consumir carboidratos simples é associá-los a fibras e/ou proteínas, dessa forma, a velocidade com que é digerido é reduzida, evitando o aumento rápido da glicose, sendo uma ótima estratégia alimentar para esses indivíduos.

Por outro lado, para praticantes de atividade física, o uso de carboidratos simples como pré-treino é interessante para a obtenção de energia de forma imediata.

Fora isso, uma redução significativa no consumo de carboidratos simples e um equilíbrio no consumo dos carboidratos complexos podem fazer bem para a saúde, promovendo a otimização metabólica e a manutenção de um peso saudável.

Como vimos, os carboidratos são nosso combustível, estão presentes em diversos alimentos e ambos os tipos podem ser consumidos, sendo fundamental o equilíbrio no consumo.

Aonde encontrar refeições low carb?

Para quem busca uma alimentação mais saudável e equilibrada, é importante ter um cardápio planejado com os nutrientes necessários para o organismo, mas nem todas as pessoas têm tempo ou habilidade de preparar uma refeição completa com baixo índice de carboidratos.

Nesse sentido, o kit de refeições saudáveis da Congelados da Sônia é a melhor opção para economizar tempo e ter uma ampla variedade de pratos ao longo da semana.

Confira algumas opções disponíveis no site:

  • Carne desfiada com abóbora

O prato de carne desfiada com abóbora é uma opção saudável e deliciosa para o almoço ou jantar, pois é uma refeição low carb com sabor de comida caseira.

A abóbora é um vegetal com poucas calorias e alto índice de potássio, vitamina C e betacaroteno, tornando-a benéfica para a visão, coração, pele e imunidade.

Na receita criada pelo time da Congelados da Sônia, a carne é desfiada e refogada com temperos, tomate e ervas. Para complementar, o purê de abóbora tem um sabor único que também traz benefícios para a saúde do organismo.

A refeição é prática, deliciosa e ideal para quem tem uma rotina agitada mas não quer abrir mão do sabor e da saúde!

  • Salada de frango

A salada de frango é uma refeição leve, nutritiva e perfeita para quem deseja um prato especial sem deixar a dieta de lado.

O prato da Congelados da Sônia é preparado com peito de frango desfiado, blanquet, palmito, maçã, cenoura e azeitona, podendo ser consumido frio ou quente.

Com poucas calorias e baixo índice de carboidratos, traz diversos nutrientes presentes na maçã, como a pectina, uma fibra associada à redução do colesterol ruim.

Além disso, a fruta aumenta a saciedade e contém quercetina, auxiliando na função pulmonar e contribuindo para o sabor único da refeição.

A cenoura é outro ingrediente que possui vitaminas, minerais e antioxidantes, como as vitaminas A, C e K, que ajudam na saúde dos olhos e da pele, contribuem para a eliminação das toxinas do organismo e melhoram tanto a coagulação quanto a formação dos ossos.

  • Espaguete de palmito aos três queijos

O palmito é um ingrediente muito versátil que tem fibras, cálcio, potássio, sódio, magnésio, zinco, vitamina C e outros antioxidantes, ajudando a aumentar a saciedade e trazendo benefícios para a saúde de quem tem doenças como diabetes, por exemplo.

Além de estar presente em saladas e outras receitas, o palmito pupunha pode ser usado para substituir o macarrão.

Neste prato da Congelados da Sônia, o espaguete é feito com tiras de palmito pupunha e incrementado com cenoura e nabo.

O delicioso molho caseiro é feito de requeijão, queijo minas padrão e queijo gorgonzola com um toque de salsinha, formando uma refeição ovolactovegetariana e low carb.

Seja para redução de medidas, controle de glicemia, reeducação alimentar ou até mesmo para a melhor idade, as refeições são perfeitas para ajudar você a comer comida de verdade.

Na Congelados da Sônia você encontra diversas opções de pratos com baixo índice de carboidratos para uma dieta low carb saudável e saborosa. Acesse o site e peça já o seu.

Nutricionista:Helena Rodrigues
Atendimento online e presencial
Foco em emagrecimento, nutrição clínica e estética
Contato: (21) 98035-7353
Instagram: @nutrihelenarodrigues

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