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Proteínas

Quando se pensa em proteínas a primeira coisa que vem à mente são as carnes. E, geralmente o maior medo dos familiares quando as pessoas dizem que vão se tornar vegetarianas é relativo a “deficiência de proteína”, que elas podem sofrer. Mas será mesmo que esse nutriente só está disponível na proteína de origem animal? No artigo de hoje você descobrirá mais sobre as proteínas, onde encontrá-las e ainda receberá dicas de pratos exclusivos aqui da Congelados da Sônia que vão facilitar seu dia-a-dia!

Nos últimos anos, no geral a preocupação relativa a alimentação dos brasileiros aumentou. Na mídia, cada vez mais nutricionistas expõem opiniões a respeito de dietas mais adequadas para cada idade, além de dicas sobre como manter a saúde em dia. A verdade é que nosso corpo precisa de diversos nutrientes para manter um funcionamento ótimo, e a proteína sem dúvidas é um dos mais importantes componentes da nossa alimentação.

O que a falta de proteína pode me causar?

Você sabia que a proteína compõe mais da metade do peso seco de uma célula? Por isso são essenciais para o corpo crescer e se regenerar. Quando o corpo sofre deficiência de proteínas podemos sofrer queda de cabelo, rachaduras na pele e perda de massa muscular. Lembrando que o coração também é um músculo, então a falta de proteína pode levar até mesmo a morte. Mas isso não é motivo para você comer quilos de carne, na verdade a dosagem diária que nosso corpo precisa é bem baixinha.

No geral, qual a quantidade adequada para o consumo de proteína?

De acordo com a reportagem de 2018 da BBC sobre proteínas: “Para adultos que não são muito ativos, o recomendado é ingerir diariamente cerca de 0,75 gramas de proteína por quilo de peso corporal. Em média, 55g para homens e 45 gramas para mulheres – ou duas porções de carne, peixe, tofu, nozes e leguminosas.” Essa quantidade média deve ser menor para pessoas que desejam emagrecer.

Comer proteínas demais engorda!

Ultrapassar essas medidas ou consumi-las em excesso faz com que os aminoácidos provenientes das proteínas sejam transformados  pelo organismo em gordura, que serão estocados no tecido adiposo fazendo com que a pessoa ganhe as tão temidas gordurinhas localizadas.

#DicadaSônia: Atenção! Apenas um nutrólogo ou nutricionista pode responder com exatidão a quantidade necessária de proteínas para ser ingerida por cada indivíduo. Quem pratica musculação pode precisar de uma quantidade maior de proteínas do que quem faz apenas exercícios aeróbicos, por exemplo. Nesse sentido, apenas um profissional poderá auxiliá-lo.

Fontes de proteínas

Fontes animais: Esse nutriente está presente de forma abundante em laticínios, carnes e ovos. Embora o senso comum indique que os alimentos de origem animal são mais completos, no que tange as proteínas e aminoácidos essenciais, do que os vegetais, isso não é verdade.

Fontes vegetais: Feijões, além de algas verdes azuladas, como a spirulina, um poderoso superalimento com alta concentração de proteínas, vitaminas, antioxidantes e outros nutrientes.

Dicas de pratos da Sônia cheios de proteínas e de-li-ci-o-sos!

Com a correria do dia-a-dia nem sempre conseguimos parar para cozinhar com calma, não é mesmo? Ainda bem que existem empresas com a Congelados da Sônia, que cuidam com carinho e qualidade da alimentação. Com a nossa ajuda você só precisa ter o trabalho de aquecer. Esqueça as horas na cozinha! Cuide da sua saúde com os nossos produtos, que são elaborados respeitando todos os requisitos da ANVISA. Conheça algumas sugestões com proteínas para sua dieta:

Minestrone Bag

Tradicional sopa de feijão carioquinha, com macarrão conchinha, cubinhos de abóbora, carne desfiada e um toque de tomilho.

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Salmão Maravilha e Arroz Colorido

Salmão ao molho de mostarda salpicado com linhaça. Acompanha arroz 12 cereais colorido com couve flor, brócolis e cenoura refogados. Não contém glúten.

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Lasanha de Berinjela sem Lactose

Lasanha de berinjela e proteína de soja com leve sabor de azeitona. Coberta com lascas de queijo minas padrão sem lactose.

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Feijoada Vegetariana

Deliciosa feijoada de feijão azuki, com pedaços de cará, aipo, cenoura, mandioquinha e proteína de soja, acompanhada de arroz integral e couve mineira.

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Lasanha Fit

Delicada massa integral sem glúten, intercalada com proteína de soja moída à bolonhesa, folhas de espinafre, molho bechamel e queijo minas padrão sem lactose.

 

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Para mais opções de cardápios visite nosso site.

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2 Respostas

  1. Tereza Cristina Leitão
    | Responder

    Excelentes dicas. Parabéns.

    • Congelados da Sônia
      | Responder

      Obrigada Tereza! 🙂

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