Categorias:
24 abril, 2023
Principais benefícios nutricionais de incluir a semente da linhaça em uma rotina de alimentação saudável
Durante uma consulta nutricional, eu como Nutricionista, sempre avalio se a alimentação do meu paciente está adequada na quantidade de fibras que devem ser ingeridas ao longo de um dia completo. Porém, com a correria da vida moderna, falta de tempo e de dedicação com a nossa alimentação, muitas vezes as pessoas não conseguem chegar a essa dosagem necessária de fibras, e precisamos conseguir um meio de incluir na rotina alimentar.
Para atingir essa dosagem, muitas vezes incluímos uma fibra, como a linhaça, pelo menos 1 vez ao dia. A semente da linhaça pode ser adicionada em cima do iogurte, misturada a uma fruta, em cima da comida, salpicada por cima da salada, e até mesmo no preparo de uma receita como um bolinho ou um suflê.
E de onde vem a linhaça? Ela é uma semente do linho, da família Linaceae, sendo um ótimo alimento funcional. Mas por que a linhaça sempre está presente na maioria das dietas prescritas por Nutricionistas?
A semente da Linhaça tem vários benefícios:
- Rica em fibras;
- Ajuda na função intestinal;
- Boa quantidade de ômega 3 e ômega ;
- Rica em vitamina e Magnésio;
- Rica em luteína e zeaxantina, importantes carotenoides, com função antioxidante para a saúde dos nossos olhos;
- Junto da alimentação, ajuda a diminuir a velocidade da absorção da glicose dos alimentos ingeridos;
- Boa para a manutenção dos ossos por conter cálcio, fosforo e magnésio;
- Ajuda na manutenção da saúde do cérebro por ter ação anti-inflamatória e antioxidante;
- Rica no aminoácido triptofano, que ajuda na produção de serotonina, e assim melhora humor, ajudando no combate a ansiedade.
Notícias relacionadas