Descubra quais são os principais alimentos funcionais

Com diferentes idades chega-se à velhice, uns mais cedo, outros mais tarde. É possível retardar a velocidade do nosso envelhecimento com uma dieta a base de alimentos funcionais, que são alimentos que além de suas funções básicas, produzem efeitos benéficos no metabolismo ou em alguma função do nosso organismo. Para isso estes alimentos precisam ser consumidos regularmente.

Os alimentos funcionais fornecem ao seu corpo componentes ativos capazes de reduzir o risco de inúmeras doenças e a velocidade do nosso envelhecimento em um todo. Entre os alimentos funcionais destacam-se:

Peixes ricos em Omega 3 (Salmão, atum)

Eles protegem a pele, evitando a formação de celulites e rugas. O ômega 3 possui ação anti-inflamatória e por isso também é indicado para quem tem artrite. Protegem as artérias evitando a formação de placas de gorduras (ateroma). Previnem a formação de trombos e consequente trombose.

Molho de Tomate

É uma fonte concentrada de licopeno, um pigmento poderoso de ação antioxidante que protege a pele em relação ao envelhecimento, sendo um pigmento fotoprotetor. O uso regular de licopeno evita câncer de pele e de próstata. Indicado para evitar queda de cabelos.

Gengibre

Possui ação anti-inflamatória e mucolítica, sendo indicado para dores musculares e articulares. Facilita eliminação de mucos, catarros e pigarros. Seu uso regular evita trombose.

Couve flor, brócolis, couve, espinafre

Conhecidos como vegetais crucíferos, são indicados para evitar câncer, sobretudo o de mama. Para que este efeito protetor aconteça é importante que diariamente seja ingerido pelo menos um destes vegetais.

Feijão Azuki

Rico em ferro, cálcio, proteínas e vitaminas do Complexo B. Na dietética chinesa é indicado para melhorar a imunidade, é a chamada “energia dos rins” relacionada à libido e a disposição. Seu uso com frequência é indicado para reduzir a queda de cabelos.

Lentilha

Fonte de cálcio, ferro, ácido fólico e fibras que proporcionam maior saciedade na refeição. Reduz a fome e fornece energia.  

Cenoura

Fonte de betacaroteno, protege a pele em relação à ressecamentos e câncer. Indicada no dia a dia para proteção visual e cardiovascular.

Cogumelos

São fontes de proteínas e minerais. São indicados para vegetarianos e para os que comem pouca proteína animal. Fortalecem a imunidade.

_______________________________________________________________________________________________

Foto do Dr. João Curvo, médico e especialista em nutrição funcional

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dr João Curvo é médico pós-graduado em Medicina Chinesa, Nutrologia e Estudo do Envelhecimento. Autor de livros como “A Dieta do Yin e do Yang – para Gordos, Magros e Instáveis”, “A Arte de se Cuidar”, “As Cinco estações do Corpo”, “A Alquimia dos Sabores”, “O Homem, a Mulher e o Tempo – Revitalizando a Chama da Vida” e “Nada Muito – Comer e Viver com Saúde e Prazer”. Ministra palestras e workshops sobre nutrição, longevidade e qualidade de vida.

Consultórios no Rio de Janeiro (Barra e Ipanema) e em São Paulo (Cerqueira Cesar)

Telefones: (21) 2493-3779 / 2512-0728 e (11) 99913-3779

www.espacojoaocurvo.com

 

alimentos funcionais

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta