15 maio, 2019
Primeiros passos para uma vida saudável
O primeiro passo é não ter urgência em emagrecer todos os quilos acumulados. Afinal, o que você ganhou em meses não deve ser emagrecido em semanas.
O emagrecimento rápido, além de não ser saudável, não é duradouro na maioria das vezes. O mais indicado é estabelecer metas e colocá-las em um diário alimentar, implantando uma de cada vez. Isso fará com que você visualize a evolução de sua reeducação, mas não seja radical criando metas inatingíveis.
Você precisa fazer isso por você, tanto pelo bem estético que uma boa alimentação trará ao corpo, quanto pelo benefício para sua saude.
Se faz muito tempo que você não faz um check-up, esta é uma boa hora de procurar seu médico, depois já com os exames na mão consulte um profissional de Nutrição para tirar dúvidas sobre sua alimentação e chegarem juntos a um planejamento alimentar saudável, porém gostoso.
Em casa, procure avisar aos familiares de que você está mudando sua alimentação para ter mais qualidade de vida e mais saude consequentemente, mas não seja radical, tente alternar, por exemplo, o consumo do arroz integral algumas vezes na semana. Elimine frituras, além de causarem ganho de peso é muito mais trabalhoso na hora de cozinhar.
Vá fazendo as compras no supermercado já substituindo a qualidade nutricional dos alimentos, pão integral, leite desnatado, um bom adoçante que não tenha sabor residual (como a sucralose, por exemplo), carnes magras, peixe, frango e alguns vegetais (se você não tem hábito, experimente um de cada vez).
Elimine o refrigerante da sua vida (principalmente o comum), inclua mais frutas e vegetais frescos (de 3 a 5 porções por dia). Troque o queijo amarelo pelo branco, inclua azeite de boa qualidade nas saladas e troque a maionese por iogurte desnatado para fazer temperos incrementados.
Já no trabalho, fuja de modo saudável para o cafezinho, tenha sempre uma fruta de fácil consumo reservada (ou leve um pote com uma salada de frutas já preparada); Tente incluir chás calmantes (quentes ou frios); Se puder, deixe torradinhas integrais num pote junto ao café; Beba água, com gás, sem gás, com gotas de limão e adoçante, veja como lhe agrada mais, o importante é aumentar o consumo.
Aliar a praticidade de refeições congeladas light de fornecedores idôneos ao seu planejamento também é uma ótima dica, você não precisará se preocupar na ida ao supermercado, ou pensar do cardápio da semana, além de não ter aquela louça para lavar depois.
E quando atingir sua meta de peso ideal, que é aquele com que você fica saudável e se sente bem, você vai perceber que vai ser possível aumentar algumas quantidades dos alimentos habituais ou comer livremente algumas vezes. Mas, basicamente, você deve manter o ritmo da reeducação alimentar durante a semana: carnes magras, pouca gordura, legumes, verduras e frutas à vontade para ficar mais livre nos finais de semana.
A presença de todos os grupos de alimentos no dia a dia tem papel fundamental para termos boa saúde, então diversifique sua alimentação, cultive bons hábitos alimentares, ouse experimentar alimentos não usuais, controle seu nível de estresse e mantenha-se com o peso adequado para sua idade e altura, faça uma atividade física prazerosa e cultive o bom humor todo dia, você e seu organismo só tem a ganhar com esta mudança saudável.
Mas lembre-se sempre de buscar ajuda de profissionais qualificados.
Notícias relacionadas