logoblog

Preciso de uma dieta com 1.200 calorias para emagrecer?

A dieta de 1200 calorias é caracterizada pela baixa ingestão de calorias e tem o emagrecimento como principal objetivo. Por muito tempo, esse tipo de dieta hipocalórica foi disseminado como uma “fórmula” para o organismo usar a gordura corporal como fonte de energia e potencializar a perda de peso.

Mas, será mesmo que essa é uma escolha efetiva para um emagrecimento saudável? Se você chegou até esse artigo com o intuito de buscar uma solução para perder peso dessa forma, a Congelados da Sônia te convida para uma reflexão sobre o real impacto da contagem de calorias nesse processo. Continue a leitura!

Dietas restritivas e contagem de calorias

São muitos anos dedicados na produção de refeições saudáveis congeladas para ajudar as pessoas no processo de emagrecimento e manutenção do peso adequado. Por meio da culinária light, a Congelados da Sônia cria centenas de pratos coloridos e, consequentemente, com baixas calorias.

Mas, sabemos que a perda de peso é um processo, uma questão de saúde e qualidade de vida. Estudos mostram que apenas a restrição calórica na dieta não sustenta um emagrecimento duradouro.

É necessário escolher corretamente os alimentos e, principalmente, excluir e/ou reduzir o consumo daqueles que causam danos no mecanismo de saciedade. Ou seja, é um processo de reeducação alimentar, que pode incluir ou não uma dieta hipocalórica.

Mas, isso não significa comer menos ou adotar uma dieta com 1.200 calorias para emagrecer. Neste caso, o foco está em consumir alimentos mais saudáveis e que tragam a saciedade esperada. Especialmente porque as dietas restritivas não são sustentáveis a longo prazo e levam, mais tarde, a um descontrole alimentar. Por isso, novos hábitos precisam ser construídos.

Acompanhamento nutricional é fundamental para emagrecer de forma saudável

O Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda que uma alimentação adequada e saudável deve considerar os aspectos biológicos e sociais de cada indivíduo. O prato deve seguir uma dimensão harmônica em quantidade e qualidade, atendendo aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer.

Por isso, o nutricionista tem um papel fundamental para elaborar uma dieta de emagrecimento considerando as características bioquímicas e os nutrientes necessários para cada pessoa alcançar um peso adequado.

Ter essa consciência é importante porque, além das questões de saúde, a adesão a dietas restritivas por longos períodos e sem acompanhamento nutricional pode aumentar o apetite, interferir no metabolismo e, até mesmo, contribuir para o efeito sanfona.

Sem contar as consequências comportamentais. Uma restrição severa de determinados alimentos pode aumentar o desejo pelo consumo dos mesmos e nutrir sentimentos de culpa ou fracasso, favorecendo exageros na hora de comer um doce ou alimento similar. O que não acontece em um processo de reeducação alimentar bem estabelecido.

Por isso, adotar uma alimentação com controle de calorias em refeições prontas congeladas vai ajudar neste processo de trocas inteligentes. É mais assertivo você já saber quantas calorias tem em seus almoços e jantares, conseguindo desta forma adicionar as demais refeições do dia.

Conheça os kits de reeducação alimentar da Congelados da Sônia

Além de serem deliciosos e planejados por nutricionistas, os pratos da Congelados da Sônia têm outro benefício que favorece a adaptação à reeducação alimentar: você não precisa cozinhar!

As refeições congeladas já vêm em embalagens próprias para micro-ondas para adicionar muito mais praticidade à sua rotina. Além dos pratos individuais, a empresa tem kits completos. Também é possível baixar o app para fazer a sua encomenda de forma ainda mais simples.

Clique aqui para conhecer o site e ver como é fácil manter uma alimentação saudável e equilibrada, com qualidade e praticidade.

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta