Categorias:
12 outubro, 2022
Por que incluir lanches na sua rotina alimentar?
Quem possui o dia a dia corrido, repleto de tarefas e obrigações, não costuma ter muito tempo vago na agenda, inclusive, para investir em uma parte fundamental: uma alimentação saudável.
Um dos grandes mitos sobre a alimentação é que comer entre as refeições engorda e faz mal. Pelo contrário, está comprovado que se alimentar a cada três horas, fazendo pequenos lanches entre as principais refeições — três horas depois do café da manhã, três horas depois do almoço e duas horas antes do jantar —, ajuda a emagrecer.
Comer de forma fracionada ajuda a aumentar o metabolismo basal — calorias queimadas em repouso — e também regula o metabolismo no momento da ingestão de alimentos. Tudo isso, claro, se essas pequenas refeições forem saudáveis.
Os lanches intermediários ajudam a estimular a termogênese, ou seja, o gasto calórico natural, o que favorece a perda de peso. Ficar muitas horas sem comer pode levar o organismo a entender que ele está passando por uma privação, o que acarreta o acúmulo de gordura, principalmente na região da cintura, devido a liberação de cortisol. Isso irá gerar em estoque, pois o corpo não sabe quando será a próxima refeição.
De acordo com a nutricionista Raquel Marques, emagrecer não é sinônimo de passar fome, e fazer lanches é uma maneira de perder peso de forma saudável. Os lanches ajudam no controle da fome, evitando que na próxima refeição o indivíduo exagere no consumo, o que, por sua vez, irá impedir a concentração de calorias em poucas refeições e o aumento da ingestão calórica.
Confira algumas sugestões de lanches para fazer entre as refeições e manter uma rotina alimentar saudável.
Quais lanches fazer entre as refeições?
- Frutas frescas são ricas em vitaminas e fibras. A banana, por exemplo, possui aminoácidos que amenizam quadros de estresse, ansiedade e é responsável por evitar fadiga e cansaço mental.
- Frutas desidratadas também podem ser consumidas. As frutas não perdem seu valor nutricional quando desidratadas, apenas ficam naturalmente mais doces. As frutas secas são boas opções de lanches para levar para o trabalho ou em contextos em que é necessário mais praticidade na hora de fazer suas refeições.
- Vitaminas são uma boa pedida se você está em casa ou em ambientes que fornecem infraestrutura para o preparo da sua vitamina.
- Iogurte é saboroso, rico em cálcio e auxilia na manutenção da flora intestinal.
- Mix de oleaginosas são práticas e possuem nutrientes, como vitamina B e E, selênio, potássio e ômega-3. Além de terem ação anti-inflamatória, elas são fontes de ácidos graxos.
- Chocolate amargo em pequenas porções melhora o humor e a disposição, é rico em flavonoides.
- Cenourinhas e húmus são uma combinação excelente. Húmus é uma pastinha feita de grão de bico que é capaz de fornecer energia, e a cenoura é um legume que possui quantidades significativas de betacaroteno.
Notícias relacionadas