logoblog

Por que é tão importante hidratar os cabelos

Afinal, de contas, como funciona a hidratação dos cabelos e porque é tão recomendada fazê-la? A especialista da área e terapeuta capilar Sheila Bellotti explica que tecnicamente, hidratação é a reposição de água nos fios e é indicada para cabelos ressecados. ” O nosso cabelo funciona como escudo protetor do couro cabeludo, contra os raios ultravioletas e abrasão mecânica. Por estar sempre exposto é mais suscetível a desidratação”, diz.

Por isso, tal fenômeno deve ser combatido com a reposição de água e nutrientes que são perdidos diariamente, tanto por fatores externos naturais, quanto por exposições excessivas. Homens e mulheres começam cada vez mais cedo a fazer uso de processos químicos nos cabelos, somado a isso, o hábito da intensa exposição solar, medicamentos e stress, o resultado decorrente disso tudo são cabelos danificados, fracos e quebradiços. “Quanto à freqüência e o resultado final da hidratação depende também do que é preciso tratar. Geralmente se preconiza uma sessão semanal, no máximo, e são realizadas em torno de 6 sessões”, orienta Sheila Bellotti.

No entanto, a terapeuta alerta que algumas pessoas atribuem o processo de cauterização como sendo de hidratação. De acordo com Sheila a cauterização é considerada, pelos cabeleireiros, como uma reestruturação capilar. Já os Terapeutas e Tricologistas não podem considerá-la assim, uma vez que a exposição a temperaturas altas levam a desidratação da fibra capilar, perda da queratina e aminoácidos essenciais, podendo levar até ao rompimento da fibra. A cauterização é um procedimento que visa fechar a cutícula do cabelo para que as proteínas depositadas, através de uma hidratação, permaneçam por mais tempo nos fios. Não podemos considerar este procedimento como um tratamento capilar. Uma explicação mais popular definiria a cauterização como sendo uma “hidratação profunda” que sela as escamas dos fios e suaviza as pontas duplas, o que permite eliminar o aspecto arrepiado dos cabelos. “Entretanto, essa selagem é realizada através do uso da chapinha, o que pode, ao contrário do que é proposto, desidratar os fios. Isto se dá em função da temperatura em que a chapinha é usada, aproximadamente 210 graus, sendo que os fios iniciam sua perda de água a partir de 180 graus”, aponta.

Portanto, antes da sua realização é importante a verificação do resultado que se espera. A cauterização promove um resultado imediato, porém sem duração a médio e longo prazo. “O ideal é antes de aplicar qualquer técnica fazer uma avaliação com um profissional da área que irá orientar qual o procedimento mais indicado para o seu caso”, finaliza a expert.

SERVIÇO:

Centro Capilar Sheila Bellotti
End. Centro Empresarial Barra Shopping
Avenida das Américas, 4200 – Setor A, Cobertura 313 bloco 9
Tels. (21) 3150-2842 / 3150-2711
Barra – Rio de Janeiro (RJ)
www.sheila bellotti.com.br

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta