Categorias:
29 junho, 2013
Pilates: os benefícios por trás desta atividade que vem se tornando uma alternativa cada vez mais procurada
Todo mundo já sabe o quanto é importante para a saúde a prática de exercícios físicos, porém não são todas as pessoas que apreciam caminhadas, corridas ou as atividades realizadas em academia.
Mas da caminhada leve à partida de futebol, há sempre um exercício que mais combina com você. E nós perguntamos, em nossa página no Facebook , qual é o seu.
A maioria das nossas queridas seguidoras respondeu – e indicou - o Pilates. Por isso, nós resolvemos falar um pouquinho sobre esta aula que tem se tornado uma boa alternativa para tanta gente.
O Pilates é um método de condicionamento físico e mental foi criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967) e, mesmo com exercícios aparentemente suaves, os movimentos realizados proporcionam o alongamento e a fortificação do corpo de forma integrada e individualizada.
Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para que se mantenham bonitos e saudáveis, o Pilates fortalece os músculos fracos, alonga aqueles que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações.
Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo.
Além de melhorar da respiração, diminuir o stress, desenvolver consciência e equilíbrio corporal, melhora a coordenação motora e a mobilidade articular e proporciona relaxamento.
O exercício pode ser executado de infinitas maneiras, mas é importante lembrar que todo praticante de Pilates deve ser acompanhando por profissionais especializados, que consigam avaliá-lo fisicamente.
Dá pra ver que nossas seguidoras têm mesmo muitos motivos para adorar a prática!
Curiosidades (para quem gosta):
O alemão Joseph Pilates, criador do método que leva seu nome, sofria de asma quando criança e tinha o corpo debilitado. Sua história poderia ter sido como a de muita gente que passou por problemas semelhantes: a impossibilidade de fazer exercícios físicos transformada em uma infância dedicada aos livros seguida de carreira intelectual. Pilates não. Ele experimentou ginástica, mergulho, esqui e boxe e encontrou formas de superar suas limitações.
Exilado durante a Primeira Guerra na Inglaterra, trabalhou como enfermeiro e começou a usar molas para ajudar os soldados mutilados a mexer o corpo. Mais uma vez Pilates estava empenhado em ir além dos limites, dessa vez dos alheios. Essa experiência foi a base que ele utilizou para desenvolver o que seriam os aparelhos usados hoje nas aulas de Pilates.
É sobre eles (e, principalmente, com a ajuda deles) que são realizados os exercícios coreografados em ângulos exatos, ao mesmo tempo em que a respiração é controlada e o abdômen, contraído. Trata-se de um excelente método para ganhar uma barriga bem enxuta. Ele ainda torna flexíveis os músculos que sustentam a coluna, definindo melhor a postura.
Notícias relacionadas