TELEVENDAS: RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838 | SP (11) 4007-2196 (21) 9 9996-6578
Dicas saudáveis

Outubro Rosa: alimentos para ficar bonita e saudável

  Mulher segurando uma bike com flores na cestinha Você conhece o movimento Outubro Rosa? Ele foi criado na década de 90 para conscientizar as pessoas sobre o câncer de mama. Todos os anos são feitas campanhas sobre diagnóstico e tratamento da doença durante este mês, e a gente não podia ficar de fora. Pensando no papel da alimentação na prevenção de doenças, a nossa nutricionista, Gabi Marcelino, escreveu um texto sobre alimentos que promovem saúde e beleza para a mulher.

Outubro Rosa: você mais bonita e saudável

Por Gabi Marcelino, nutricionista da Congelados da Sônia Decidir o que vai ao prato nem sempre é fácil. Para as mulheres, em especial, é uma tarefa muitas vezes árdua. Mesmo dentre os alimentos saudáveis são tantas opções que nos perdemos na escolha. Podemos relacionar o consumo de centenas de alimentos com benefícios funcionais à saúde da mulher. Em contra partida, a exclusão de outros alimentos, ou o consumo com moderação, está diretamente relacionado ao sobrepeso, obesidade e diversas doenças conhecidas. Devemos ficar de olho nas fontes que veiculam as informações. Nem tudo é tão milagroso ou tão ruim quanto parece. Fique mais bonita e saudável sem perder o prazer de comer!

Coma de tudo um pouco, mas aumente os vegetais no prato

As fibras alimentares são partes dos vegetais que não são digeridas pelo nosso corpo. Sendo assim, passam intactas pelo tubo digestivo. Elas auxiliam no funcionamento intestinal, têm função preventiva na redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, ajudam a regular a glicemia, entre outros benefícios. O Guia Alimentar para a População Brasileira mostra outro benefício da ingestão das fibras na alimentação: o aumento da sensação de saciedade depois das refeições. Para quem precisa controlar o peso corporal é imprescindível incluir fibras no dia a dia. O mesmo Guia recomenda o consumo diário de pelo menos 25g de fibras ao dia.

Consuma água

Prisão de ventre é sempre um desconforto. É a condição causada pela ingestão insuficiente de fibras, baixo consumo de água e pouca ou nenhuma atividade física. Causa dor abdominal, formação de gases, entre outras complicações. Dores de cabeça também estão relacionadas com a baixa ingestão de água.

Ponha o intestino para funcionar

Sabemos que o intestino contribui para o equilíbrio do corpo, tendo em vista que habitam nele microorganismos benéficos que mantém tudo funcionando em harmonia. Quando existe disbiose intestinal, ocorre o desequilíbrio entre qualidade e quantidade da microbiota. A médio e longo prazo isso pode contribuir para o surgimento de várias doenças. A boa notícia é que atualmente existe exame, acompanhamento e diagnóstico destes problemas e com isso sua saúde ficará em dia. Vale ressaltar outros fatores que podem alterar a composição da microbiota intestinal, como hábitos de vida, a alimentação, o estresse, além do uso de medicamentos por tempo prolongado.

Aposte nos vermelhos

Beterraba: Rica em açúcares e versátil na cozinha destaca-se como uma das hortaliças mais ricas em ferro, tanto na raiz quanto nas folhas. (Lembrando que a melhor fonte de ferro é a proteína animal, carne vermelha e vísceras). Cereja: Consumida ao natural, a cereja tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas, além de ser deliciosa. Morango: Ela está no grupo de alimentos funcionais, contêm antocianina, substância antioxidante que auxilia na redução do risco de doenças relacionadas à baixa imunidade, como o câncer e ainda alguns tipos de problemas cardíacos. Melancia: Docinha e muito refrescante, a melancia é bastante nutritiva. Possui açúcar, Beta-caroteno (provitamina A) e Vitaminas do Complexo B e C. Também apresenta Cálcio, Fósforo, Ferro e muita água. Ideal para dias mais quentes. Tomate: Uma das melhores fontes de Licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento precoce e protege contra o câncer, inclusive o de próstata. É também fonte de folato, vitamina importante no combate à anemia, juntamente com uma dieta balanceada. Romã: Fruta rica em compostos antioxidantes, que trazem benefí­cios à saúde do coração. Os frutos são indicados como diuréticos é muito usada na indústria farmacêutica e também na medicina popular, como antiinflamatório, vermífugo, antidiarréico, e outros. Atualmente está em fase de pesquisas científicas contra o câncer e problemas de estômago.

Uma pitada de Chia

Para completar, que tal uma chuva de chia na salada, suco ou sobremesa? A chia é rica em ômega 3, fibras, proteínas, vitaminas A, C e do complexo B, além de reduzir índices glicêmicos. Os ácidos caféico e clorogênico também estão presentes com ação antioxidante, combatendo o envelhecimento precoce. Para a dieta, ela dá saciedade e ajuda no bom funcionamento intestinal.
compartilhe essa postagem em suas redes sociais!

Postagens relacionadas

Light ou diet? Eis a questão de muita gente que deseja emagrecer

Outra dúvida muito comum entre os que não veem a hora de perder uns quilinhos e ficar com a saúde em dia e de bem com a pró

Leia mais

Cardápio Saudável para a Melhor Idade

A dieta saudável está indicada em todas as idades, mas é um fator ainda mais importante para a terceira idade. Pensando nessa

Leia mais

Que adoçante devo usar?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre que tipo de adoçante devem usar. Também é comum ouvir comentários sobre ev

Leia mais

faça parte da nossa comunidade

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE

ENCONTRE-NOS POR AQUI TAMBÉM!

Rua São Luis Gonzaga, 2063, Benfica

Rio de Janeiro - CEP 20910-063


TELEVENDAS

RJ (21) 3461-9779 / 3878-8838

SP (11) 4007-2196

(21) 9 9996 6578

2ª A 6ª - 9:00 ÀS 17:00