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Dicas saudáveis

Os riscos do sal para a saúde

    Inicialmente, sal teve o seu uso associado à culinária não pelo sabor, mas pelo seu efeito na conservação da comida, impedindo a proliferação de bactérias. Com o tempo, o seu uso tornou-se cada vez mais associado ao paladar dos alimentos e é difícil encontrar quem abra mão do seu consumo sem sentir que falta aquele “algo mais” nas refeições. Entretanto, o sal tem estado cada vez mais na mira das entidades médicas por conta do consumo exagerado e seus malefícios à saúde. Sal em excesso está relacionado à hipertensão arterial e complicações como acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, infarto, entre outras. No entanto, o sal também possui importância para a nossa saúde, desde que usado corretamente. O sal está diretamente ligado ao volume de fluidos em nosso organismo. Ele ajuda a regular as passagens de líquidos e de substâncias através das membranas celulares. Além disso, o sódio é importante na transmissão de impulsos nervosos. A necessidade nutricional de sódio (mineral que compõe a molécula de sal-NaCl) para os seres humanos é de 500mg (cerca de 1,2g de sal), tendo sido definido recentemente pela OMS, que 5 gramas de NaCl ou sal de cozinha é a quantidade máxima considerada para a ingestão diária. Em 5 gramas de sal, encontramos 2 gramas de sódio. O consumo médio do brasileiro corresponde ao dobro do recomendado. Uma boa dica é salgar os alimentos apenas em seu preparo (cozimento). Evitar colocar saleiro na mesa para não colocar mais sal do que seria necessário no cozimento. Outra sugestão é utilizar ervas aromáticas, substituindo o sal, para dar sabor aos alimentos. É fundamental ficar atento também aos rótulos dos alimentos, os quais sempre informam a quantidade de sódio contida na porção. Cerca de 75% do sal que consumimos vêm dos alimentos processados. Sendo assim, controlar o consumo de embutidos, salgadinhos, temperos prontos, caldos concentrados, entre outros alimentos industrializados, é muito importante para quem quer controlar os níveis de sal a dieta. Fique ligado, saiba dosar o sal no seu dia a dia e encontre alternativas para dar mais sabor aos seus pratos. :)

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